Não foi a primeira vez, mas a eleição realizada no último sábado (22), colocou uma mulher no principal posto da patronagem da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria. Com 26 votos favoráveis, dois nulos e duas ausências, Gilmara Fontes dos Passos, do piquete Sentinela das Missões, é a nova patroa da ATGF, representando, no próximo biênio, os piquetes que compõem a associação.
A eleição ocorre a cada dois anos, sempre nos anos ímpares. Cabe à patroa ou ao patrão eleito, administrar a entidade, convocar reuniões e assembleias, manter a patronagem completa e atuante, assinar documentos gerais e de natureza financeira, participar ou indicar representantes em atividades dentro e fora do estado, e, principalmente, conhecer, respeitar e acatar a carta de princípio do Tradicionalismo Gaúcho e o estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
A sequência do trabalho que vem sendo realizado na ATGF é o principal objetivo da nova representação. “A patronagem eleita pretende dar continuidade no trabalho da ATGF, bem como buscar apoios e parcerias para melhorias estruturais,artísticas e culturais. Além disso, vamos promover eventos para divulgar e propagar a tradição gaúcha, juntamente com o Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG) e demais entidades da região”, projeta Gilmara.
Além do vínculo com a associação, Gilmara é pedagoga e estudante de Psicologia, com experiência na educação infantil e no serviço público, com passagem pela Câmara de Vereadores e pelo Semae. Atualmente, é servidora da Prefeitura Municipal, como diretora na Escola de Gestão Pública.
Patronagem eleita AGTF (2025/27)
- Patroa: Gilmara Fontes dos Passos
- Vice-Patrão: Valdemir Mueller
- Primeira Agregada de Escrita: Aline Teixeira da Costa
- Segunda Agregada de Escrita: Natália Porto da Silva
- Primeira Agregada da Guaiaca (tesoureira): Rosane Veiga da Silva
- Segundo Agregado da Guaiaca (tesoureiro): Alessandro Foletto Neves
- Primeiro Capataz Patrimonial: Tiago Rodrigo de Almeida
- Segundo Capataz Patrimonial: Alessandro Diego do Rosário
- Primeira Capataz Cultural: Morgana Lemos
- Segunda Capataz Cultural: Maria Rosane do Amaral
- Conselho de Vaqueanos:
- Titulares – Álvaro Silveira da Silva, Deoclides Ricardo da Silva, Nicolas Porto da Silva;
- Suplentes – Roselaine dos Santos Mendes, Everton Mueller e Diego Cristiano Pereira.