A reconstrução é o tema do carnaval 2025 na Passarela do Samba Tom Astral, na avenida Dom João Becker, no Centro de São Leopoldo, um dos locais mais atingidos na tragédia de maio de 2024. Todas as autoridades falaram sobre a importância da festa popular após a enchente. ” Foi o povo pelo povo que fez a diferença naquele momento, meus amigos e minhas amigas vamos festejar e transformar São Leopoldo em uma grande cidade de prosperidade e desenvolvimento”, destacou o prefeito Heliomar Franco (PL) que surpreendeu ao sair caminhand9 pela passarela e falando com o público.
A primeira-dama Simone Dutra e secretária de Assistente Social disse que a festa é das mulheres. “Vamos falar em união sem divisão, essa festa é para vocês mulheres”, disse Simone. A vice-prefeita Regina Caetano, a presidente da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso (PDT), o deputado estadual Rodrigo Zucco (Republicanos) e a secretária de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Lionella Goulart destacaram o carnaval como uma celebração da vida e da coragem.
Antes da abertura oficial grupos do Viver Bem, das Secretaria Municipal de Esportes, do Sesc, crianças que participam dos projetos da Secretaria de Esportes, desfilaram arrancando aplausos do público. O secretário de Esportes Everton Vanoni e o vereador Marcelo Pitol (PSD) puxaram o desfile.