POR SÔNIA BETTINELLI: A população já tomou as decisões

21 de março de 2025 - 01:43
Por Sônia Bettinelli

Em cerca de dois minutos, o prefeito Heliomar Franco (PL) repetiu a palavra DECISÃO cinco vezes ao falar com o jornalista Juliano Palinha, ontem (20), no  Momento do Empreendedor, da Acist, ao ser questionado sobre seu projeto de governo para São Leopoldo.  Segundo o prefeito, a sociedade será chamada para opinar sobre a saúde para que ele (prefeito) possa tomar decisões. Especificamente na saúde, a população já disse o que quer, a começar pelas urnas quando votou no atual governo exatamente pelas promessas de que as filas das cirurgias eletivas, consultas e exames seriam zeradas; que o Hospital Centenário teria leitos e médicos para atender toda a demanda reprimida; que o Centro Capilé teria especialistas em todas as áreas para atendimento imediato e não espera de meses. Se as decisões que o prefeito refere são nessa ordem a população está pronta, dará uma resposta rápida e saberá reconhecer esse avanço. Portanto, se as decisões forem essas já podem ser tomadas sem qualquer dúvida que a resposta será positiva.

Fundamentais

Simone Dutra, esposa do prefeito Heliomar Franco e titular da Assistência Social (SAS), e Regina Caetano, vice-prefeita e titular da Sedettec, estavam na plateia concorrida no evento de ontem centralizado na palestra do prefeito. Simone e Regina foram fundamentais na vitória do atual governo. Simone pelo protagonismo na política da cidade há muitos anos e por óbvio, a maior incentivadora e também a maior articuladora da candidatura do marido. Regina Caetano, inicialmente  fez a diferença ao compor a dobradinha com o delegado Heliomar Franco sendo a grande revelação da campanha. Conquistou espaço pela habilidade e postura política na campanha e agora no governo.

Primeiro escalão

Boa parte do primeiro escalão do prefeito Heliomar Franco prestigiou o primeiro evento do ano com o setor empresarial, industrial, serviços e comércio da cidade.

Reforma administrativa

Sobre a reforma administrativa, não se trata de curiosidade ou especulação sobre o número de secretarias do atual governo. Reforma administrativa é uma das partes do projeto para a cidade. O tipo de secretaria diz muito sobre o que o gestor público pensa e planeja para os quatro anos de mandato. Até aqui, o “desenho  estratégico” da administração municipal é o dos últimos oito anos, ou seja, governos de Ary Vanazzi. Mudaram as pessoas (nem todas), aliás tem muita gente do governo anterior, o que pode ser estranho, mas não necessariamente ruim, mas o desenho é o mesmo.

Reajuste de 14,27%

Agora o número já foi lançado. Na assembleia geral do Ceprol/Sindicato de ontem (20), no Colégio São Luís, a categoria aprovou 14,27%  de reajuste e 1,7% retroativo de janeiro que é a diferença do piso nacional dos professores. Conforme Rosi Petersen, vice-presidente do Ceprol, a assembleia foi “foi ótima, aprovada a pauta e eleita a comissão de negociação”, disse.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo