Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a prefeitura de São Leopoldo recebeu Luiza, portadora da condição genética, para ser prefeita por um dia. Ela irá acompanhar o prefeito Heliomar Franco em todas as agendas de hoje (21). A ideia foi proposta pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Simone Dutra, e enfatiza o compromisso da nova gestão com a inclusão.
Com apenas 9 anos, Luiza Gonçalves já está conhecendo as responsabilidades de administrar uma cidade. Durante a manhã, ela despachou documentos e acompanhou Heliomar em uma entrevista na rádio para falar sobre o Carnaval 2025. Em seu plano de governo, a prefeita mirim tocou em pontos importantes para a comunidade. “Eu quero ajudar as pessoas da enchente, os médicos e também construir mais pracinhas”, afirmou.
A mãe, Daiane Dias, destacou a importância da data para conscientizar a sociedade sobre o tema. “A pessoa com down não é limitada, pelo contrário, elas podem fazer tudo. Temos esse dia para quebrar paradigmas. Quando a sociedade abraça a causa, nossa família aumenta. Ganhamos uma comunidade que caminha conosco”, afirmou.
A causa da inclusão é uma das lutas de Simone Dutra e foi o que levou ela a propor a visita ao prefeito, que aceitou prontamente. “Nossa gestão tem um compromisso inegociável com a inclusão. É importante gerar oportunidades para que as pessoas com Síndrome de Down ocupem os espaços na sociedade de todas as formas. Nós vamos trabalhar muito por isso”, afirmou Heliomar.
Luiza cumpre a agenda ao lado de Heliomar durante todo o dia.
Atitude louvável!!