Migração do aluguel social da Habitação para SAS, atraso e preocupação das 1.142 mil famílias beneficiadas

19 de março de 2025 - 14:31
Por Sônia Bettinelli/Juliano Palinha

Parte das 1.142 mil famílias beneficiadas pelo aluguel social calamidade, da Prefeitura de São Leopoldo, que ainda não receberam o valor de março estão preocupadas por dois motivos: os proprietários dos imóveis estão pressionando porque o vencimento era  dia 10, e alguns inclusive pediram o imóvel de volta fazendo com que as pessoas procurem outro lugar para morar. Uma das beneficiárias que procurou o site Berlinda  está há três dias no Santos Dumont. Saiu d imóvel do bairro São Miguel e aguarda o repasse para então fazer um novo contrato, levar para para a Prefeitura para comprovar o novo endereço.

” Todo mês a gente recebe, paga o aluguel e leva o recibo na Prefeitura. Agora estou aqui esperando e preocupada porque a Prefeitura está indo nos endereços do contrato. Fui avisar (Prefeitura) que mudei, mas estou esperando e enquanto não resolver fico muito preocupada”, relatou a pessoa que prefere não se identificar para não ser mal interpretada.

Desde ontem (18) o portal Berlinda está em busca de contatos do governo municipal para saber sobre a situação. O  atual secretário de Habitação, Rodrigo Martins, por exemplo, disse hoje o seguinte : “Não estava na loa para 2025, foi para SAS e precisava publicar a lei, ter dotação, RM, epenho e pagamento. O boleto tem prazo de 72h para compensar “, referindo-se à mudança de gestão do aluguel social calamidade que migrou da Habitação para a Assistência Social.

Nota da  Superintendência de Comunicação 

A Prefeitura de São Leopoldo explica que a falta de previsão de recursos da antiga gestão para a prorrogação do aluguel social em 2025 causou, nesse mês (o primeiro da prorrogação), um atraso de alguns dias no pagamento. Os recursos aprovados na última quinta-feira na Câmara de Vereadores passam agora pelos trâmites operacionais, legais no Executivo. Entre quinta e sexta-feira (19 e 20 de março) os valores devem estar nas contas dos beneficiários.

Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, Jader Pes

” Em questão do Aluguel Social, realmente a falta de previsão de recursos da antiga gestão para a prorrogação do aluguel social em 2025 causou nesse mês, o primeiro da prorrogação, um atraso de alguns dias deste pagamento Sônia! Os recursos que foram aprovados na última quinta-feira na Câmara de Vereadores passam agora pelos trâmites legais no Executivo. Mas entre quinta e sexta-feira 19 ou 20 de março os valores devem estar nas contas dos beneficiários.”

Outras cidades

Em 2024, pela alta procura de imóveis em São Leopoldo, a Câmara de Vereadores aprovou mudança na lei permitindo aluguel social em cidades vizinhas.

R$ 7 milhões  

Na quinta-feira (13), os vereadores aprovaram por unanimidade valor de R$ 7 milhões pelo sistema de readequação de orçamento para o aluguel social. O projeto foi aprovado em regime de urgência especial, votação única.

Da Habitação para SAS – (material enviado pela Prefeitura em 6 de março/2025)

A Prefeitura de São Leopoldo está trabalhando na transição do programa do Aluguel Social, que passará da Secretaria Municipal de Habitação (SEMHAB) para a Secretaria de Assistência Social (SAS). Na manhã desta quarta-feira (6), houve uma reunião, com representantes das pastas, sobre aspectos técnicos e administrativos para garantir que a mudança ocorra de forma organizada e eficiente. O encontro foi realizado na sede da SAS.
Atualmente, o programa segue sob gestão da SEMHAB. Para que a transferência seja concretizada, a equipe técnica e administrativa da Secretaria de Assistência Social está estruturando o processo e novos encontros serão realizados ao longo do mês para definir os detalhes operacionais.
Como parte dessa transição, será feita uma análise detalhada e uma vistoria com atualização dos cadastros dos beneficiários. No entanto, não haverá cortes no benefício. O compromisso da SAS é aprimorar o trabalho já realizado, garantindo mais transparência e eficiência na gestão do programa, para que as famílias continuem sendo atendidas de forma segura e organizada.
De acordo com o chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, Jader Pes, a SAS está organizando a estrutura necessária para receber o programa e atuar com transparência e responsabilidade, assegurando que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa. “Assim que a transição for concluída, a população será devidamente informada sobre os novos procedimentos e os canais de atendimento”, afirmou.
Também participaram da reunião o coordenador do CadÚnico Grégori Soranso (SAS); a chefe do Núcleo Administrativo e Financeiro, Michele Goulart (SEMHAB); a auxiliar administrativo, Eduarda Foesten (SAS); e o chefe do Departamento de Serviço Social, Adilson Bier (SEMHAB).

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo