São Leopoldo está na lista dos municípios contemplados em mais uma fase do programa A Casa é Sua – Calamidade. O município prevê a construção de 150 casas. O programa foi criado ano passado para promover a política habitacional de emergência por meio da construção de unidades habitacionais permanentes nos municípios com decreto de calamidade homologado. Com as enchentes ocorridas em maio, a execução do programa foi antecipada.
Conforme o secretário de Habitação de São Leopoldo, Rodrigo Martins, neste momento o município procura terrenos para a construção das habitações. “Estamos em analise dos terrenos neste momento. Procuramos em todos os bairros que temos áreas publicas e estejam fora da área da mancha”, adianta Martins.
Cada unidade habitacional fica em torno de R$ 150 mil e será paga com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs). O método construtivo utilizará painéis de parede de concreto pré-moldado em casas de 44 m² de área total, divididos em 2 dormitórios, sala e cozinha conjugada, um banheiro e área de serviço externa.
O prazo estabelecido para construção é de 120 dias corridos, a partir da liberação do terreno.