A Império do Sol foi a primeira escola da Série Ouro de Porto Alegre a desfilar no segundo dia do Carnaval 2025. Por volta de 1h20, a escola do bairro São Miguel em São Leopoldo, destacou as belezas naturais de Barra do Ribeiro, a chegada dos imigrantes e as festividades e oferendas para Iemanjá.
Antes de inicia o desfile o presidente Miro relembrou os momentos difíceis do último ano (quadra inundada na enchente e incêndio no barracão) e celebrou a garra dos componentes e a produção das fantasias e alegorias “por mãos gaúchas”.
A escola foi uma das cinco que estiveram desfilando no Complexo Cultural Porto Seco no último dia de Carnaval da Capital gaúcha.
Já passava das 7h deste domingo quando a Imperatriz Dona Leopoldina concluiu seu desfile. A escola, fundada em 1981, levou para a avenida um enredo de combate ao racismo no futebol, e foi a quinta e última a se apresentar na passarela do Carnaval 2025 de Porto Alegre ..
Antes dela, teve o Bambas da Orgia. O desfile começou por volta de 5h, com um enredo sobre o poder simbólico das mãos – que criam, acolhem, transformam e eternizam.
A Estado Maior da Restinga centrou seu desfile na figura mítica do santo guerreiro, contando a trajetória de São Jorge desde a Capadócia, na Turquia, até seu sincretismo com Ogum no Brasil.
Respeito e tolerância formaram o enredo da Unidos de Vila Isabel. A escola, criada em 1979, criticou a intolerância religiosa, o racismo e a violência contra a comunidade LGBTQIA+.
As escolas campeãs do Carnaval serão conhecidas na tarde desta segunda-feira, 17.
História
A escola de samba Império do Sol foi fundada em 20 de fevereiro de 1988, durante uma tarde de Carnaval na Sociedade Recreativa Rio Branco, em São Leopoldo. A ideia surgiu em uma conversa descontraída entre amigos, que decidiram criar um bloco carnavalesco para aproveitar a folia. A entrada no Carnaval de Porto Alegre ocorreu na década de 1990.
Em 2024, a escola conquistou o título de campeã do Grupo Prata e, para o desfile de 2025, optou por reeditar um samba-enredo que foi levado à passarela em 2003, quando se sagrou campeã do Grupo Intermediário A (atual Grupo Prata): Império do Sol, Numa História Fascinante Conta e Encanta a Barra do Ribeiro.