A manhã deste sábado está movimentada no Estádio Cristo Rei, casa do Clube Esportivo Aimoré. Dez times de São Leopoldo disputam o título da etapa leopoldense da competição que teve inicio hoje, mas terá 23 rodadas ao longo dos meses.
Ao todo são 37 municípios neste campeonato que é voltado para times de periferias, sendo um dos maiores programas de inclusão social através do futebol. Esse ano mais de 15 mil atletas estão inscritos em todo o Estado.
A competição conta com duas categorias: masculina, para jovens de 14 a 17 anos, e feminina, para atletas a partir de 15 anos.
Na disputa pelo título da etapa leopoldense estão Chute Certo, Renascer, Nova Geração, Vulcano, Pequenos Gigantes, Soares, Cohab e Turma da Graça no masculino. No feminino tem Renascer e Soares.
O secretário de Esportes e Lazer, Everton Vanoni, diz que o movimento é importante para São Leopoldo, principalmente para os bairros. “A Taça das Favelas mobiliza jovens por todo o país e gera impacto positivo dentro e fora dos gramados porque o esporte pode ajudar a tirar eles da rua e transformá-los em cidadãos conscientes. Além disso, é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo e podermos realizar uma etapa aqui, para os jovens de nossa cidade, é maravilhoso”
CUFA
A Taça das Favelas existe no Brasil desde 2011 e chegou ao Rio Grande do Sul há três anos. O projeto é conhecido nacionalmente pelo número ilimitado de inscrições de times e também por ser totalmente gratuito, garantindo estrutura de transporte e alimentação para os competidores. “Além de oportunizar uma narrativa positiva dentro desses locais de vulnerabilidade socioeconômica, também garante oportunidades para os atletas destacados participarem de testes em grandes clubes no Brasil todo”, enfatizou Pablo Delavera, representante da CUFA.
CONFRONTOS DE HOJE
- jogo masculino:
Chute certo x Renascer - jogo masculino:
Nova geração x Vulcano - jogo feminino:
Renascer x Soares - jogo masculino
Soares x Cohab - jogo masculino
Pequenos Gigantes x Turma da Graça - jogo feminino
Renascer x Soares
VEJA ABAIXO O VÍDEO DAS ENTREVISTA