OAB/RS e subseção de Novo Hamburgo oficiam prefeito do município após publicação ofensiva à advocacia

12 de março de 2025 - 11:27
Por Juliano Palinha

A OAB do Rio Grande do Sul e a subseção de Novo Hamburgo encaminharam um ofício ao prefeito do município, Gustavo Finck, solicitando retratação em razão de uma publicação desrespeitosa do gestor municipal direcionada à advocacia.

Após um pedido da subseção, o conteúdo foi excluído. Entretanto, um print segue circulando nas redes sociais, causando repercussão negativa para a classe e para a instituição. Na postagem, Finck questiona os valores cobrados pelos profissionais e os chama de “oportunistas”.

“Tomamos conhecimento do ocorrido, reagimos imediatamente frente à postagem desrespeitosa aos colegas que estão exercendo a sua atividade e o seu papel. A Ordem gaúcha luta pela valorização profissional da advocacia e pela defesa do pleno exercício profissional da advocacia. Aguardamos a retratação do prefeito cientes da relação institucional e cooperativa entre a prefeitura de Novo Hamburgo e OAB/RS”, salienta o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia.

De acordo com a presidente da OAB Novo Hamburgo, “a postagem foi infeliz ao classificar a advocacia da subseção de NH como oportunista. Não toleraremos ataques infundados à classe. Sempre tivemos um bom relacionamento com a administração municipal e esperamos mantê-lo”.

RESPOSTA

A reportagem procurou a prefeitura de Novo Hamburgo, através da assessoria de imprensa. Recebeu como resposta que a Prefeitura hamburguense fará uma reunião nos próximos dias com a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Novo Hamburgo (OAB-NH) e os detalhes serão tratados de maneira oportuna. Segue a nota.

“Em nome da Procuradoria-Geral do Município, reitero o bom relacionamento mantido ao longo de décadas pelo Executivo junto à subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Novo Hamburgo (OAB-NH). Ressalto que em momento algum o Município buscou denegrir a imagem da categoria. Muito pelo contrário, o que se fez foi alertar a população para que se mantenha informada e contate profissionais que atuam dentro da lei, conforme preconiza a ética do Direito e a OAB-NH. Além disso, desempenhamos uma série de ações e atividades em parceria com a Ordem dos Advogados e é do interesse da Prefeitura seguir com este trabalho de excelência e prestando um serviço qualificado à comunidade hamburguense. Saliento, ainda, que dentro da reforma administrativa – um dos pilares do novo governo – focamos em dar protagonismo aos procuradores municipais como forma de valorizar a importância e a atuação dos advogados públicos municipais.”, diz nota do procurador-geral Vanir de Mattos à presidente da OAB-NH.

FALA DO PREFEITO

A polêmica teve início na segunda-feira (10) quando o prefeito do PP, Gustavo Finck, publicou na sua rede social: “Não se deixe enganar por advogados oportunistas que estão cobrando até R$ 4,500 com falsas promessas. São oportunistas que agem na dor e na desinformação da população mais humilde de Novo Hamburgo”. Finalizou afirmando que “Novo Hamburgo tem prefeito”.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo