A farmácia móvel de São Leopoldo que ficou “desativada” em função dos alagamentos de 2024, já retomou o atendimento nos bairros. Até então, a van da Farmácia Municipal estava fixada na UPA da Scharlau onde atendia que chegasse.
Na manhã desta quarta-feira (12) os atendimentos ocorreram em frente a UBS da Vila Brás, onde estava a Dona Eli, funcionária do posto de saúde e que também aproveitou a chegada da van ao bairro. “Eu teria que faltar ao serviço agora à tarde para ir até o Centro buscar o remédio na farmácia municipal e não vou precisar mais, porque já vou resolver tudo aqui mesmo”, contou.
Na segunda-feira (10), a van esteve na Cohab Duque e nesta terça (11) foi a vez do bairro Santa Marta receber a visita da Farmácia Móvel. Só nesses dois primeiros dias da semana, foram mais de 65 atendimentos. Na quinta-feira (13), a farmácia estará na Vila Paim e na sexta, em função da demanda, retorna para Santa Marta.
Segundo Sabrina, farmacêutica responsável pela Farmácia Móvel, as pessoas agradecem bastante pelo serviço. “Hoje de manhã quando chegamos já tinha uma fila esperando para pegar os medicamentos”, contou ela que pontuou os remédios mais procurados pela população. São eles: medicamentos controlados, antibióticos e pomadas ginecológicas.
Só em 2024, a farmácia móvel atendeu cerca de 32 mil pessoas e para receber um medicamento tanto na van como na Farmácia Municipal é preciso apresentar o cartão do SUS, um documento de identidade e a receita médica do SUS na validade.