C0m o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), a igreja católica começou nesta quarta-feira (5) a Campanha da Fraternidade e a quaresma que vai até o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. É a principal data da igreja católica um processo de conversão integral com atenção especial aos pobres e a Terra.
Na missa das 16h30, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, onde esta o túmulo do Padre Reus, a mensagem do padre Dorvalino foi sobre a importância da reflexão individual, a caridade e o jejum. ” Jejuar não significa apenas abrir mão de comer, jejuar é evitar julgamento das outras pessoas, calúnias e a caridade é ajudar quem precisa, nosso irmão porque nosso pai celestial é Deus “, destacou o sacerdote jesuíta antes fazer a imposição das cinzas nas pessoas.
Imposição das cinzas
A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará. A mortalidade do homem é, portanto, mais um indicativo da necessidade dele pela graça de Deus. Além disso, na tradição oriental, as cinzas eram utilizadas como demonstração de arrependimento.
Quaresma
A Quaresma é como conhecemos o período de preparação para a celebração da Páscoa que é marcado por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade. Tradicionalmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias, mas ela tem atualmente a extensão de 44 dias. Essa prática surgiu no século IV d.C., quando foi estabelecida a data da Páscoa.
A data da Páscoa é móvel, e os critérios para a definição do dia de Páscoa foram estabelecidos no primeiro Concílio de Niceia. Por meio da data da Páscoa é definido o dia da Terça-feira de Carnaval, sendo o dia seguinte, Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.”
Curiosidades sobre a Quaresma
- Um detalhe importante da Quaresma é que ela é um costume de católicos, ortodoxos, luteranos e anglicanos. No Brasil, existem todas essas vertentes do cristianismo, sendo que os católicos são os mais numerosos. Outro grupo cristão muito numeroso são os evangélicos, originários do luteranismo, mas eles não observam a Quaresma.
- Durante a Quaresma, as igrejas católicas são decoradas com tecidos na cor roxa. Na visão católica, essa cor simboliza dor e penitência, sendo que a primeira remete ao sacrifício de Jesus, e a segunda, aos atos que devem ser praticados pelos cristãos durante esse período. A decoração também tem como objetivo trazer foco para o altar e para o milagre de Jesus.
- O termo Quaresma é a forma na língua portuguesa para se referir a esse período do calendário cristão e ele deriva da palavra “quarenta”, cuja origem vem de quadragesima, no latim. Outros idiomas derivados do latim, como o espanhol, o italiano e o francês, têm palavras parecidas para nomear a tradição.
- Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br