No dia 12 de abril, a partir das 20 horas, na Sociedade Orpheu, será lançado a obra Antologia da Imigração Alemã 200 anos. O livro foi escrito por integrantes do Centro Literário de São Leopoldo e conta com relatos de quem viveu, pesquisou ou compartilhou momentos inesquecível nesta cidade conhecida como Berço da Colonização Alemã no Brasil.
A obra conta com 208 páginas dividas em poemas e textos históricos da colonização.
No programa Berlinda em Focco da tarde desta quarta-feira (5), Valdir Grana e a professora Mari Lúcia Gasperin Reichert, diretores do Centro Literário, falaram como nasceu a obra e um pouco da história do Centro Literário, fundado em 26 de agosto de 1993.
Grana diz que a obra foi escrita por 20 membros do Centro e mais cinco convidados. O tema era a imigração alemã em São Leopoldo. “O Centro Literário conta com 35 pessoas, mas foram 20 que quiseram escrever. Convidamos mais cinco pessoas de fora para contribuir. O tema era a Imigração. Então cada um foi responsável pela sua parte no livro. Tinha que entregar pronta, revisada e tudo”, explica.
Mari Lúcia diz que a ideia era lançar a obra em 2024, ano do Bicentenário, porém, houve atraso na gráfica e só está sendo possível agora. Após o dia 14 o livro também poderá ser encontrado na Tabacaria Central ou Livraria e ótica Ler e ver.
LANÇAMENTO SÓ PARA CONVIDADOS
Grana e Mari Lúcia adiantam que o lançamento será só para convidados no dia 12. “Serão cinco pessoas por membro da diretoria, além da imprensa”, lembra a professora.
VISITA NAS ESCOLAS
O Centro Literário quer doar o livro para escolas de São Leopoldo. Mas antes farão visitas a elas. “Vamos nos dividir em três grupos dentro do Centro Literário. São seis pessoas por grupo que irá dar palestra e tentar ensinar interpretação de textos. Também queremos doar alguns livros”, adianta Valdir Grana.
Ouça abaixo a entrevista completa.