Este domingo (2) vai ser marcado por uma intensa expectativa por parte dos brasileiros. Isso porque é a chance do país vencer, pela primeira vez, um Oscar. A concorrência é com “Ainda Estou Aqui”, que concorre em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (com Fernanda Torres).
A cerimônia ocorre em Los Angeles e terá presença de uma verdadeira comitiva brasileira, com 20 nomes presentes, entre eles o diretor Walter Salles, a atriz Fernanda Torres, o ator Selton Mello, e os produtores Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno.
Quais as chances de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025?
A disputa não é fácil em nenhuma das categorias. No entanto, há algumas em que as possibilidades de vitória brasileira são maiores do que outras.
Segundo especialistas, a mais possível é de Melhor Filme Internacional. A concorrência é com “Emilia Pérez”, contudo o longa nacional ganhou força durante o período de votação e viu a derrocada da produção francesa por conta das polêmicas envolvendo a protagonista Karla Sofía Gascón. Muitos, inclusive, dão o favoritismo para “Ainda Estou Aqui”.
A segunda maior possibilidade é em Melhor Atriz. Fernanda Torres está no bolo da disputa com Demi Moore (“A Substância”) e Mikey Madison (“Anora”). O favoritismo aparece um pouco mais ao lado de Moore por conta das vitórias nas premiações anteriores, como no SAG e Critics Choice. Contudo, alguns veículos internacionais apostam na brasileira, caso do New York Times.
Por fim, na mais concorrida da noite – e a mais difícil. “Ainda Estou Aqui” está longe de ter qualquer tipo de favoritismo, que tem se concentrado entre “Anora” e “Conclave”. Contudo, alguns sites apostam que a produção estará bem colocada nos rankings dos votantes, o que possibilita uma surpresa. Foi o que falou, por exemplo, o The Hollywood Reporter, não descartando uma surpresa brasileira.
Qual horário da cerimônia do Oscar 2025?
A cerimônia está marcada para começar às 21h no Dolby Theater, em Los Angeles.
Como assistir ao Oscar 2025?
A premiação será exibida em mais formatos diferentes no Brasil neste ano, seja em TV aberta, fechada ou no streaming.
No aberto será pela TV Globo com transmissão para todo o país, menos para o Rio de Janeiro, a partir das 22h (no horário de Brasília). Premiação terá comando de Maria Beltrão e será também transmitida pelo G1e gshow.
Além disso, haverá transmissão ao vivo na TV fechada pelo canal TNT e a mesma transmissão no streaming MAX. A exibição começa às 19h30 com o tapete vermelho. Estarão presentes a apresentadora Ana Furtado, diretamente de Los Angeles, o ator Lázaro Ramos, a atriz Fabiula Nascimento e a especialista em séries e filmes Aline Diniz.