O Estádio João Corrêa da Silveira, mais conhecido como Monumental Cristo Rei será sede de abertura da Taça das Favelas. O campeonato é voltado para times de periferias, sendo um dos maiores programas de inclusão social através do futebol. No ano passado, participaram mais de 10 mil atletas no estado.
A competição conta com duas categorias: masculina, para jovens de 14 a 17 anos, e feminina, para atletas a partir de 15 anos.
O secretário de Esportes e Lazer, Everton Vanoni, se reuniu com a direção do Clube Esportivo Aimoré e representantes da Central Única das Favelas (CUFA) para alinhar os detalhes do campeonato Taça das Favelas. A estreia da competição será no dia 15 de março no Cristo Rei. As inscrições estão abertas até o dia 14 e podem ser feitas através da plataforma oficial do evento.
Vanoni destacou a importância do evento: “A Taça das Favelas mobiliza jovens por todo o país e gera impacto positivo dentro e fora dos gramados porque o esporte pode ajudar a tirar eles da rua e transformá-los em cidadãos conscientes. Além disso, é o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo e podermos realizar uma etapa aqui, para os jovens de nossa cidade, é maravilhoso”
CUFA
A Taça das Favelas existe no Brasil desde 2011 e chegou ao Rio Grande do Sul há três anos. O projeto é conhecido nacionalmente pelo número ilimitado de inscrições de times e também por ser totalmente gratuito, garantindo estrutura de transporte e alimentação para os competidores. “Além de oportunizar uma narrativa positiva dentro desses locais de vulnerabilidade socioeconômica, também garante oportunidades para os atletas destacados participarem de testes em grandes clubes no Brasil todo”, enfatizou Pablo Delavera, representante da CUFA.
Durante a competição, será realizada a leitura do regulamento para todos os times, com o objetivo de esclarecer as regras e incentivar melhorias de desempenho. O evento também enfatiza a celebração e a inclusão das comunidades participantes.
Os locais das etapas seguintes serão definidos conforme o avanço dos vencedores ao longo da competição, garantindo uma disputa equilibrada e dinamismo no torneio.