POR SÔNIA BETTINELLI: A conexão possível em todas as cidades

26 de fevereiro de 2025 - 05:50
Por Sônia Bettinelli

Prefeitos, vices e secretários de 43 municípios dos Vales dos Sinos, Caí e Paranhana que participaram do evento Conexão de Lideranças Municipais, ontem (25), no Cecrei, em São Leopoldo, promovido pelo Sebrae  com a coordenação do gerente regional Marco Copetti, devem ter retornado para suas prefeituras pensando em como é possível fazer a diferença. Essa diferença pode começar com olhar focado nas potencialidades do que já existe em suas cidades, como por exemplo, o turismo rural, religioso, artístico, a partir do que a natureza oferece e mais que isso, o que os moradores sabem fazer. O professor e ex-prefeito da cidade de Cabeceiras, na Paraíba, Arnaldo Junior Farias, palestrante contratado pelo Sebrae  contou um pouco de sua história.  Há 20 anos, quando assumiu a Prefeitura foi desafiado a fazer diferente do que se repetia há muitos anos por uma família que se revezava no comando da cidade. O  bode foi transformado em símbolo do empreendedorismo com queijos, com artesanato reconhecido mundialmente , respectivamente pelo leite e pelo couro. A falta de chuva de setembro a novembro que poderia justificar dificuldades extremas virou cenário do Auto da Compadecida, a primeira produção cinematográfica de tantas gravadas  no local,  criando inclusive o mercado de  de ” figurantes” . Parabéns ao Sebrae pela iniciativa.

Desassoreamento/dragagem

Está marcada para as dez horas desta quinta-feira (27) audiência pública para discutir e avaliar a dragagem e desassoreamento do Rio do Sinos, trecho de São Leopoldo por iniciativa do vereador Daniel Daudt (PL). Autoridades municipais e técnicos devem falar sobre o processo em tramitação para o desassoreamento do trecho do rio da ponte da BR-116 em direção ao ginásio Celso Morbach.

Carreira política

Depois da carreira no futebol profissional, o vereador Marcelo Pitol (PSD) trabalha para crescer na carreira política. ” Estou muito feliz como vereador e quero seguir na carreira política subindo dando um passo por vez “, disse Pitol no Berlinda News Entrevista de ontem (25). O vereador deixou claro que 2025/2026 o foco é trabalho de vereador, porém não descarta concorrer em outubro do próximo ano. ” O partido pensa nisso mas só terá sentido se antes eu conseguir trazer projetos para São Leopoldo. Amanhã (hoje) tenho reunião com o prefeito Heliomar para tratar exatamente de projetos para a cidade “.

Brasil no Semae?

Sobre o ex-vereador Brasil Oliveira (PSD) que está em tratativas para fazer parte do atual governo municipal, provavelmente será no Semae. O ex-vereador foi visto no departamento pessoal da autarquia, ou seja, a porta de entrada para fazer parte da equipe.

Marcelo Dentinho

E sobre o ex-vereador Marcelo Dentinho, que fez uma grande votação mas a legenda não atingiu o suficiente para uma vaga, o que parecia certo há poucas semanas, que era fazer parte do governo municipal, parece que não confirmou. Dentinho teria “conversado”com o deputado estadual Rodrigo Zucco (Republicanos) antes de passar pelo  sétimo andar. Esse “trajeto” pode ter atrapalhado a articulação aqui na aldeia.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo