Conforme a responsável pela segunda fase da operação contra nudes, delegada Luciana Bertoletti, quatro pessoas foram presas temporariamente em São Leopoldo nesta manhã de terça-feira (25), uma em Canoas e outra em Novo Hamburgo, totalizando seis mandados de prisão temporária. Também são cumpridos seis mandados de busca e apreensão. A operação também está em execução em Esteio e Sapucaia do Sul.
A delegada destaca que os criminosos usam perfil falso de uma jovem para buscar possíveis vítimas e aos poucos vai avançado para conversas pelo Whats, trocando imagens de nudes para depois começar a extorsão. O nome e foto do chefe de polícia, Fernando Sodré, foi usado pra extorquir R$ 50 mil de uma vítima de 22 anos.
As diligências somam ordens mandados de prisão temporária e seis mandados de apreensão. Também há buscas na Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan).
De acordo com a investigação, os criminosos utilizavam um aplicativo de mensagens, com a foto do chefe de Polícia, para extorquir vítimas do golpe dos nudes. Em setembro do ano passado, seis pessoas foram presas por envolvimento no esquema.