A tradicional visita mensal de gestantes e familiares ao Hospital Centenário, em São Leopoldo uma das etapas do pré-natal, foi realizada neste sábado (22), com a conversa entre futuras mamães da instituição e dos profissionais. Servidoras mostraram o funcionamento da maternidade, do centro obstétrico, da UTI neonatal e orientaram sobre o cuidado com o recém-nascido e o aleitamento materno para pacientes de São Leopoldo e de cidades vizinhas atendidas pela maternidade da instituição.
Coordenadora da UTI Neo Natal, a enfermeira Cláudia Silva falou do nervosismo que antecede o nascimento do bebê, por isso a importância desse acolhimento. “Aqui será a casa deles por dois ou três dias. A gente faz o caminho por onde eles passam. Mostra a campainha e, principalmente, a equipe que atenderá”.
A técnica de enfermagem Cristina Hermes, técnica de enfermagem reforça a importância do profissional ser referência. “O fim da gestação é uma montanha russa de emoções, mexe com hormônios. A cabeça da mãe fica bagunçada, insegura. É tudo muito intenso. Por isso, quanto mais gente apoiando, melhor”, reforçou.
Os encontros com as gestantes são mensais. O próximo está marcado para o terceiro fim de semana de março. São Leopoldo é referência para 23 municípios da região no setor de maternidade. Por ano, em média, nascem 1700 crianças na instituição.