O entrevistado desta sexta-feira (21) do Berlinda News foi o vereador Alexandre Silva (PL) que falou sobre sua estreia na Câmara leopoldense, os projetos e expectativas.
Advogado e ex-conselheiro tutelar, Alexandre se elegeu com 2.081 votos e agora diz estar se adaptando à função e ao novo ambiente de trabalho. “Além de montar a equipe, já desde a primeira semana começamos a receber muitas demandas e eu, marinheiro de primeira viagem, tive que entender o fluxo de tudo isso”, contou ele que também ocupa o cargo de presidente das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), e de Esporte e Lazer, na Câmara, além de vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social.
De olho na saúde
Diante de tantas responsabilidades, o vereador aproveitou os 20 primeiros dias de mandato para verificar a situação da saúde no Município. “As demandas que mais chegam na Câmara são relacionadas à educação e saúde. E não é só pra mim, é para todos os vereadores. Então nos primeiros 20 dias sem sessão na Câmara, nós procuramos conhecer as secretarias e também o Hospital Centenário”, relatou ele que também comentou sobre a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA. “Tomei conhecimento que mais de 80% dos casos que são atendidos na UPA deveriam ser atendidos na atenção básica de saúde, porque a UPA é comente para receber urgências e emergências. Isso não é só uma questão cultural. Acontece que na atenção básica, a pessoa espera quatro horas, por exemplo, e não atendido. Na UPA, espera as mesmas quatro horas, mas recebe atendimento. Então precisamos melhorar a atenção básica de saúde do município”, ressaltou Alexandre Silva que durante a entrevista, também afirmou que a população precisa entender o papel do vereador. “Pensam que o vereador é assistente social, mas essa não é a nossa função. Podemos sim, fiscalizar e encaminhar para a assistência social, mas não é a função do vereador.”
Projeto aprovado
Um dos projetos de lei apresentado pelo vereador e que foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (20) foi a concessão do título de Cidadão Leopoldense ao pastor da igreja Assembleia de Deus, Arnaldo Silvério Freitag.
Agora, Alexandre Silva, junto com o vereador Aurélio da Padaria (PDT) buscam pela aprovação de uma sessão solene em homenagem aos 90 anos de atuação da Assembleia de Deus em São Leopoldo.
OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO