A entrevistada do Berlinda News desta quinta-feira, dia 20, Isabel Oliveira, presidente do Conselho Municipal do Idoso informou em primeira mão que ainda esta semana será lançado o edital para a Conferência do Idoso que deve ocorrer este ano na cidade. O último aconteceu em 2016 segundo ela.
Atualmente, São Leopoldo possui 37 mil pessoas com mais de 60 anos e 47 mil jovens com até 25 anos.
“Precisamos nos preparar para qualidade de vida desse grupo e ter mais espaço para eles, principalmente durante o dia, quando os idosos ficam mais sozinhos em casa, mesmo tendo a família por perto”, contou Isabel que ressaltou que a conferência será um espaço de voz para este grupo para que se possa conhecer as principais necessidades do idoso do Município.
“Amanhã fecharemos a data da conferência e a ideia é fazer pré conferências para conversar com esses idosos e será um espaço para que eles digam o que estão precisando.”
Saúde em foco
Quando o assunto é o idoso é difícil não tratar também sobre a saúde, não só física como mental, também. O ideal, conforme Isabel, seria ter atividades descentralizadas para ocupar o tempo dessas pessoas. “Eles são praticamente invisíveis, mesmo vivendo com a família, durante o dia acabam ficando sozinhos e adoecem. É preciso entender que não é só misturar criança com idoso, não é só colocá-los para caminhar. É preciso respeitar os limites deles”, explicou ela que deu como exemplo o bairro Santa Marta. “É um local onde está faltando algo para acompanhar essas pessoas mais de perto. Mapear quem mora sozinho e pensar em alguma política de atendimento, nem que seja pelo Whatsapp.”
Lúpus
Isabel também integra há anos a Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale dos Sinos (ALUREU SINOS). Quem precisar de acolhimento é só comparece à sede que fica na Avenida Unisinos, 950, portão 2, no bairro Cristo Rei. Contatos pelo telefone (51) 99665-1271 ou pelo e-mail alureusocialsl@gmail.com.
OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA