O secretário municipal da Fazenda de São Leopoldo, Roberto Calazans apresentou o plano de equilíbrio financeiro da nova gestão, na audiência Pública realizada na tarde desta quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores. Conduzida pelo líder do governo na Câmara, vereador Daniel Daudt (PL), a audiência teve a presença de oito (8) vereadores, representantes do Observatório Municipal, OAB, Sindicato dos Contabilistas e Associação Comercial e Industrial, gestores e pessoas da comunidade.
Conforme Calazans, a gestão anterior deixou R$ 34 milhões em caixa, recurso comprometido cm pagamentos vencidos em janeiro. A pasta analisou dados desde 2017, comprovando que esse desequilíbrio fazendário é algo crônico no município. “A nossa gestão vai procurar conter isso através de duas ‘palavras mágicas’: planejamento financeiro e planejamento orçamentário”, anunciou Calazans.
Para buscar o equilíbrio nos cofres públicos a pasta adotou medidas de controle de despesas, criou a Junta de Coordenação Orçamentária, implementou um planejamento de caixa anual e introduziu um planejamento orçamentário. Calazans também destacou as medidas de modernização para os processos realizados pela Secretaria da Fazenda. Segundo ele, a pasta vive um congelamento do ponto de vista tecnológico. Como primeiros passos para mudar essa realidade, haverá a implementação de processos eletrônicos e gestão eletrônica de documentos. “A prefeitura de São Leopoldo tem se transformado em uma gestão tecnológica, com isso todos sairão ganhando”, afirmou o secretário.
Essa audiência diversificada mostra como a população leopoldense está interessada na situação financeira da cidade e nas perspectivas de investimento. O evento foi muito proveitoso e cumpriu o dever da transparência. O governo mostrou eficiência e organização financeira”, destacou o vereador Daniel Daudt.
São 4, não 2 palavras… 😉 A alegada análise do secretário só evidência que a PMSL herdou do desgoverno anterior dívidas na casa dos 8 dígitos (na FHCSL eram mais de 20 milhões!) e lidou com isso, pagando todos os salários atrasados inclusive… Sustentabilidade é essencial na Administração!