O presidente do Pró-Dique São Leopoldo, Josué Passos da Silva, usou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de hoje (18) para pedir aos vereadores que se juntem à comunidade na cobrança e acompanhamento dos projetos para o sistema de proteção à enchentes. “No dia 11 de junho de 2024 nos reunimos na Feitoria para recriar o movimento Pró-Dique. A vereadora Iara Cardoso (PDT) estava presente com outras autoridades e cobramos da gestão Vanazzi a construção do Dique Feitoria, o desassoreamento do rio, a revitalização do Arroio Sem Nome, do Peão, entre outras reivindicações”, explicou Josué.
1985/Padre Orestes
Conforme Josué, o Pró-Dique traz de volta um movimento de 1985 liderado pelo padre Orestes. “Foi um movimento da comunidade que fechou a BR-116, fez protestos e ações que resultaram na construção dos atuais diques. Agora o movimento pró-Dique São Leopoldo está aqui para pressionar as autoridades que façam a sua parte”.
12/09/2024
“No dia 12 de setembro de 2024 tivemos uma reunião na Prefeitura com Antônio Geske (diretor de contenção de cheias) e plenos garantiu que o projeto Dique da Feitoria estava pronto, aprovado e que a verba seria liberada em breve. No dia 24 de dezembro foi liberado e colocado na conta do governo do Estado”.
Respostas
“O que nós queremos de vocês vereadores e da administração municipal é resposta sobre esse dinheiro que está de posse do governo do Estado quando e como será liberado para a construção do Dique Feitoria. A comunidade quer saber as respostas sobre o que é necessário fazer.”
Desassoreamento Valão Vicentina
“Na Vicentina é necessário desassorear o valão e o que ocorre nesse momento é o debate sobre quem deve fazer. Venho aqui para pedir respostas.”