GTs Pró-Dique da Vicentina e Feitoria se reúnem e pedem agilidade nas obras dos diques

16 de fevereiro de 2025 - 08:59
Por Juliano Palinha/Sônia Bettinelli

A tragédia de maio de 2024 que atingiu 70% da cidade de São Leopoldo levou vidas, casas inteiras de móveis, objetos materiais e as histórias de vida. Mas em meio a tragédia e consequências que permanecerão por muitos anos, a comunidade decidiu se organizar na busca de soluções com as autoridades, na verdade, o cidadão entendeu que a participação na elaboração de projetos e na execução é essencial. Surgiram então os grupos de trabalho pró-dique na Campina, Feitoria e Vicentina. Cada vez mais organizados, definiram um “grupo gestor”

Na semana passada dois deles reuniram moradores para discutir e cobrar agilidade nas obras dos diques. O GT da Feitoria reuniu empresários, autoridades e moradores na Associação de Empresários e Profissionais Liberais da Feitoria (Assemplife) preocupados com os impactos das mudanças climáticas e a vulnerabilidade da região às enchentes, como as que marcaram 2024.

”  O GT da Feitoria encaminhou o projeto que recebeu do governo anterior para o governo atual que se comprometeu a receber o Grupo para tratar do assunto. Não se fizeram presentes por estar em viagem no dia da reunião” , disse Gilson Tibiriçá um dos integrantes do grupo gestor.

Josué Passos, integrante da diretoria da Assemplife e um dos líderes do Movimento Pró-Dique, enfatizou a necessidade de ação imediata. “Como moradores e empresários, não podemos simplesmente esperar que tudo aconteça de novo. Já cobramos a gestão anterior, que elaborou os projetos e buscou recursos. Agora, precisamos de agilidade para que as obras comecem o quanto antes. Sabemos que há projetos prontos e recursos disponíveis, como os R$ 6,5 bilhões destinados pelo Governo Federal. O que esperamos é que o poder público aja com rapidez”, destacou.

O encontro contou com lideranças da comunidade dos bairros Feitoria, Camélias, Independência, Imigrantes, Campina e Vicentina.

GT VICENTINA E CAMPINA

Na Vicentina o encontro ocorreu na noite de terça-feira. Também reuniu um grande número de pessoas para tratar do assunto. Nos próximos dias o GT Campina também deve se reunir para atualizar a população da zona Norte e Nordeste da cidade.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo