Embora a polarização não permita enxergar o tamanho de São Leopoldo em Brasília, a cidade está representada pelo prefeito Heliomar Franco (PL) e pelo ex-prefeito Ary Vanazzi (PT) na condição de presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Na abertura, Vanazzi pediu ao presidente Lula que considere a formação de duas câmaras temáticas: da educação e da saúde. “A vida de prefeito é vida de cidadão, de homens, de mulheres com espírito humanista. Se às vezes os prefeitos não conseguem fazer algumas coisas é porque realmente não tem como˜, disse o ex-prefeito para mais de três mil novos gestores que permanecerão até amanhã em Brasília. Hoje e amanhã serão de muitas agendas e contatos com os ministros e demais autoridades na capital federal.
Buscar e destravar recursos
O prefeito Heliomar Franco (PL) definiu o evento como momento para buscar e destravar mais recursos. “Vamos ver se a gente consegue resolver algumas pendências e destravar projetos e liberar recursos para adiantar projetos que estão engavetados por aqui˜, disse o prefeito que viajou acompanhado pelo secretário geral Leonardo Hoff, o diretor do Semae, Gabriel Dias.
Tentando descolar
De todos os vereadores do PDT eleitos o que mais tenta descolar da gestão anterior é Geison Freitas. Mas no dia 7 de junho de 2022 ele foi a pessoa escolhida pelo prefeito Ary Vanazzi para responder por uma das pastas mais importantes do município. Assumiu após a morte de Ary Moura. Na campanha eleitoral fez duras críticas a atual gestão através das redes sociais. Fez vídeo afirmando que ninguém entendia de alagamentos, enchentes e Casa de Bombas.
O mundo dá voltas
A frase é do ex-prefeito Ary Vanazzi se referindo a Geison Freitas. No penúltimo dia no cargo, conversei com o ex-prefeito. Ele me disse: “o mundo dá voltas Palinha. E minha trajetória não termina hoje. Muito pelo contrário, minha vida política vai dar a resposta. Defendi muita gente, e o Geison foi um deles. Mas tudo certo. O tempo dirá”, afirmou.
Política é assim
Ontem conversei com o ex-diretor do Semae, Maurício Miorim, que assumiu a autarquia quando Geison Freitas saiu. Perguntei sobre as críticas da presidente do PT Ana Affonso. Ele respeita a fala dela e disse que a política é assim. Existe muitas coisas envolvidas. Miorim de diretor do Semae ocupa hoje um cargo na Secult. Esperava ouvir outra posição, mas fazer o quê?
Não deveria ser assim
A política deveria e deve ser feita democraticamente e verdadeira. Ontem no Berlinda News Entrevista o morador da Campina, Franklin Bueno, hoje no grupo Pró Dique do bairro, lamentou que mitas vezes os gestores, os políticos passam informações da forma que lhe convém sobre temas como o sistema de proteção às cheias. ˜Isso que causa nojo porque nós comunidade precisamos receber informações verdadeiras independente de quem esteja no poder”, desabafou.