Por Juliano Palinha/Sônia Bettinelli: Serão três anos de obra e polêmica no Cristo Rei

11 de fevereiro de 2025 - 05:37
Por Sônia Bettinelli/Juliano Palinha

A obra para a rede de esgoto no bairro Cristo Rei é o que se chama de “problema polêmico crônico” que precisa estar sob controle para evitar o menor desgaste possível. Para os moradores a solução é parar a obra e  tapar todos os buracos  para que a vida do bairro seja retomada como era até setembro do ano passado. Uma região tranquila, de hábitos que permitem o descanso após o almoço sem barulho de máquinas arrancando as calçadas. O governo por sua vez, terá que tocar a obra  e simultaneamente tratando de polêmicas, de irritação e indignação como foi ontem pela manhã (10). A presença do diretor do Semae, Gabriel Dias não conseguiu acalmar os ânimos mais exaltados de alguns, mas que ao fim e ao cabo representam todos os moradores. Ninguém gosta e nem quer “bagunça”na porta de casa.

Saúde pública

A obra no bairro Cristo Rei é fundamental porque trata de saúde pública, de saneamento, mas quem precisa fazer com que os moradores entendam é o governo. Mais que isso, precisa se preparar para longos três anos, pelo menos. Mas se tratando de prazo não podemos esquecer que a crise climática pode atrasar, ou seja, o jornalista Juliano Palinha deverá retornar mais vezes no bairro com o programa Tá na Hora.

Mágoa e decepção
“Para nós é difícil. enxergarmos essa posição do PDT hoje, porque até ontem estavam conosco, com o vice e deram sustentação ao nosso projeto”, desabafou a presidente do PT, Ana Affonso, no programa Berlinda News de ontem. Ana acrescentou que o PDT não tem preço, tem valor para o PT tanto que conduzia pautas importantes e “tavam muito bem representados no primeiro escalão com várias secretarias”.

Debate programático

Para Ana Affonso a expectativa é se a ida da bancada do PDT para o governo Heliomar Franco (PL) foi precedido de um debate programático visto que o PDT tem bandeiras caras como a Educação e privatização de serviços como por exemplo o Semae. “Qual a posição dos pedetistas sobre esses temas?”observa

Mobilização

“É importante envolver a comunidade nas ações como sábado no Parque do Trabalhador” referido-se aos movimentos e estratégias do novo governo. “Julgo importante a mobilização da população, mas claro que o povo pelo povo não governa, pois tem obrigações que são do poder público com espectro popular que é muito importante”, lembrou.

Pertencimento 
Achei muito legal a ação de sábado no Parque do Trabalhador porque envolveu os moradores da região. Ver a galera da Baixada com pá, pincel, cortador de grama e muita disposição naquele calor todo. O prefeito Heliomar age de modo inteligente neste início de governo. Movimentos simples que envolvem a sociedade. Ações de pertencimento. Se eu limpo, óbvio que vou cuidar e cobrar de quem suja.

Reforma
Qualquer roda de conversa, independente da sigla, o assunto é a reformas princípio programada para março, é o que dizem. Isso pelos aliados. Então quem está dentro agora pode sair e quem está fora pode entrar. Aguardemos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo