Iara Cardoso sugere proibir trabalho ar livre das 10 às 16 horas para servidores municipais e terceirizados da Prefeitura de São Leopoldo

Publicado em:

Se o prefeito Heliomar Franco (PL) aceitar a sugestão/indicação da vereadora Iara Cardoso (PDT), servidores municipais de São Leopoldo e terceirizados que estiverem a serviço da Prefeitura não irão trabalhar ao ar livre entre o período de dez (10) às 16 horas em dias de calor extremo expostos “a qualquer situação de risco à saúde humana decorrente de calor extremo e índices elevados de radiação solar”, diz parte da justificativa na indicação protocolada no sistema da Câmara de Vereadores.

“Reconhecemos que a exposição prolongada ao sol, especialmente em dias de emergência climática, representa riscos significativos à saúde dos trabalhadores. Altas temperaturas e elevados índices de radiação solar – a exemplo do último verão, que registrou temperaturas superiores aos 40°C sendo que a sensação térmica chegou a 50°C – podem resultar em impactos adversos, como insolação, desidratação e outros problemas de saúde.

Ao defender a proposta na tribuna na sessão de hoje, Iara Cardoso explicou que protocolou como indicação por não ser prerrogativa do vereador. “É o prefeito quem pode legislar sobre matéria como essa”, explicou a vereadora.

Na mensagem ao prefeito Heliomar Franco (PL), a vereadora justifica que ” o presente Projeto de Lei está alinhado com o compromisso de garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos os trabalhadores. Ao proibir o trabalho sob condições climáticas extremas, buscamos prevenir acidentes e proteger a integridade física e mental dos profissionais terceirizados e servidores públicos municipais. Esta Proposta segue a tendência mundial de legislações voltadas para a proteção dos trabalhadores em condições climáticas adversas. Acreditamos que sua aprovação contribuirá significativamente para a construção de um ambiente laboral mais seguro e sustentável em nossa cidade.”

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Morre na noite desta sexta-feira, aos 90 anos, o jornalista leopoldense Ruy Carlos Ostermann

O jornalismo leopoldense, gaúcho e nacional estão de luto....

Rede Estadual abre período de matrículas para Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que estão...

Unidade Móvel de Vacina estará no bairro Santos Dumont neste sábado

A comunidade do bairro Santos Dumont terá mais uma...

Defesa Civil do Estado alerta sobre risco meteorológico para o final de semana

O Centro do Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza...