POR SÔNIA BETTINELLI: Segundo a secretária Raquel Teixeira, a Escola Emílio Sander seria um “caso pontual” que se arrasta há 14 anos

10 de fevereiro de 2025 - 00:47
Por Sônia Bettinelli

Ao dizer que o governo do Estado “está construindo um modelo de escola resiliente, adaptável às mudanças climáticas, com adequações na infraestrutura escolar…” certamente a secretária estadual  de Educação, Raquel Teixeira, não está falando, por exemplo, da realidade da escola estadual Emílio Sander, no Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, que atende mais de 1 mil alunos. Na Emílio Sander, a capacidade de sofrer ações (curto circuito) mas manter a integridade, também conhecida como resiliência, já se esgotou. A declaração da secretária Raquel Teixeira é sobre adiamento do início do ano letivo.

14 anos

Na escola Emílio Sander a adequação na infraestrutura escolar é uma SUBESTAÇÃO, recomendada pela concessionária de energia em 2014. Isso permitiria que as merendeiras pudessem preparar…“alimentação leve na merenda escolar...como recomendada na matéria postado no site do Estado ontem à noite, após 21 horas (texto na íntegra abaixo). No sábado (8) a diretora Hildeburg Buhler, Hilde, descreveu o seguinte cenário: “Na cozinha as gurias estão passando um calorão, não dá pra ligar o ventilador, o ar, a torneira elétrica, nada porque dá curto”.

Na quadra da escola

Outra recomendação da Seduc é a …“suspensão de aulas de educação física”. Também não serve para o modelo de escola como a Emílio Sander . “Segunda-feira (10) estou pensando em levar a gurizada pra quadra pra fazer falas porque é um lugar mais aberto pra não ligar os ventiladores”, diretora Hilde.

Caso pontual

Conforme texto do Estado, a escola Emílio Sander é um dos “Casos pontuais de infraestrutura nas escolas são de conhecimento da pasta e tratados um a um, com a devida importância que o tema impõe”.

Sem previsão

Segundo a diretora Hilde,  ela enviou mensagem para o setor da Secretaria de Obras do Estado, para a empresa e para a CRE questionando sobre as reformas. “Disseram que as reformas irão ser feitas, mas não dão previsão”, diretora Hilde.

Cpers

O adiamento do início das aulas na rede estadual foi pautado pelo Cpers na semana passada que fez a primeira tentativa enviando  o pedido ao Estado que manteve data de hoje mesmo com todos os alertas sobre a onda de calor. No sábado o Cpers entrou na Justiça. O pedido foi negado pelo juíz plantonista com o argumento que o objeto (adiamento) não se encaixava no pedido pelo plantão judiciário.

Agravo

O jurídico do Cpers recorreu e a desembargadora Lucia Cerveira concedeu o pedido. Agora o Estado aguarda decisão de um novo recurso. (matéria abaixo).

45 anos

Os filiados do PT de São Leopoldo comemoraram o aniversário de 45 anos com almoço ao meio-dia de sábado, na Feitoria. Foi um momento de interação com a bancada da Câmara de Vereadores e com o ex-prefeito Ary Vanazzi.

PDT trabalhista

Convidado para a comemoração dos 45 anos do PT, o professor Nado, falou aos petistas dizendo estava representando “o PDT trabalhista”, numa crítica à bancada pedetista que está no governo do prefeito Heliomar Franco (PL).

 

Governo do Estado recorre da decisão liminar que suspendeu o início das aulas da Rede Estadual

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) recorreu da decisão liminar que suspendeu o início do ano letivo na Rede Estadual de ensino e aguarda a decisão da Justiça. Ao longo da segunda-feira (10/2), será informada a nova data.

As aulas estavam previstas para começar nesta segunda, e o evento ocorreria no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, gravemente impactado pelas enchentes de 2023 e 2024. O governo investiu R$ 1 milhão para que os prédios da escola estivessem prontos para o ato, em uma parceria das secretarias de Educação e de Obras Públicas. O instituto, que tem 360 alunos, foi equipado com toda a infraestrutura necessária para receber a comunidade escolar e as autoridades.

O Estado conta hoje com 2.320 escolas na Rede Estadual, que compreendem 700 mil alunos, em todos os municípios gaúchos. Ainda, 42% dos estudantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social, sendo a escola um espaço de acolhimento e segurança, onde os pais confiam no aprendizado de seus filhos enquanto trabalham.

“As situações de infraestrutura das escolas, e até mesmo do calor, são diferentes em cada região do Rio Grande do Sul, por isso a importância do monitoramento por parte das coordenadorias regionais, que fazem uma avaliação individual da situação”, destaca a secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira.

Ela acrescenta que o governo está construindo um modelo de escola resiliente, adaptável às mudanças climáticas, com adequações na infraestrutura escolar, no currículo e reforço em ações de apoio socioemocionais. É importante que a sociedade esteja cada vez mais preparada para enfrentar eventos meteorológicos extremos, que se apresentam com mais frequência a casa ano.

Medidas tomadas frente à onda de calor

Atenta à onda de calor, a Secretaria da Educação (Seduc) acompanhou todos os alertas e orientações da Defesa Civil e, por meio das coordenadorias regionais de educação, monitora as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e profissionais da educação. Casos pontuais de infraestrutura nas escolas são de conhecimento da pasta e tratados um a um, com a devida importância que o tema impõe.

Nesse sentido, na sexta-feira (7/2), Seduc repassou às coordenadorias regionais orientação para adoção de medidas preventivas e avaliação das condições de fornecimento de energia elétrica e água potável nas escolas. A secretaria orientou, também, para ampliação da hidratação, fornecimento de alimentação leve na merenda escolar e suspensão de aulas de educação física.

A organização do calendário ocorreu em acordo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS) e com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe-RS).

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