Sobre as comissões permanentes da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, uma das pautas na sessão de ontem (6), a bancada de oposição, ou seja, os quatro petistas – Fábio Bernardo; Karina Camilo; Anderson Ester, Ricardo Luz) – tem pouquíssimas chances de ficar na presidência de comissões porque os demais nove (9) vereadores são base do governo Heliomar Franco(PL). Mesmo assim, a oposição vai insistir na democracia, na representatividade e principalmente no discurso do prefeito Heliomar na terça (4), abertura do ano legislativo quando pediu unidade pelo bem da cidade e trégua na disputa eleitoral e ideológica.
Próxima terça-feira
Ainda no plenário, os petistas, liderados pela vereadora Kamila Camilo, conversaram com o líder do governo na Câmara, vereador Daniel Daudt Schaefer (PL) e com a presidente da Casa, vereadora Iara Cardoso (PDT).
Sugestão da Mesa Diretora
A presidente da Casa, Iara Cardoso, sugeriu a composição abaixo apenas com os partidos, deixando a cada sigla definir quem assumirá a presidência, por exemplo e disse: “O PT está em todas as comissões”. Caso a ordem de partidos abaixo seja seguida, o PT não terá nenhuma presidência. Confira:
CCJ
PL, PDT, PP e PT
Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento
PL, PDT, PDT e PT
Educação e Cultura
PDT, PL, PSD e PT
Saúde e Assistência Social
PDT, PL, PP e PT
Obras Públicas, Transporte e Habitação
PDT, PL, PSD e PT
Direitos Humanos e Segurança Urbana
PDT, PDT, PT e PT
Esporte e Lazer
PL, PDT, PSD e PT
Proteção Animal
PDT, PDT, PT e PT
Prevenção a Fenômenos Climáticos e Meio Ambiente
PDT, PT, PP e PT
Partilha das comissões
Outro grupo de vereadores da situação analisou a sugestão da presidência das comissões que contempla todos os partidos com uma ou mais presidências.
Procuradoria da Mulher
A vereadora Karina Camilo (PT) assumirá a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores ao longo de 2025.