Na manhã desta sexta-feira (31), o programa Berlinda News Entrevista recebeu a jornalista, publicitária e especialista em marketing digital, Diana Haas. A profissional, que recentemente esteve na NRF, maior feira de varejo do mundo realizada em Nova York, compartilhou insights sobre as principais tendências do setor e suas aplicações no mercado brasileiro.
Experiência na NRF
Haas destacou a importância do evento para a antecipação de tendências globais no varejo. “Lá tivemos palestras projetando o futuro até 2027. Tudo é muito avançado, e quem acompanha esse mercado sabe que as previsões realmente se concretizam. Falamos de empresas gigantescas, de um nível que só percebemos quando estamos lá”, relatou.
Ela contou que sempre teve interesse em participar da NRF, mas, por não atuar diretamente no setor varejista, não se qualificava para as missões empresariais brasileiras que organizam visitas à feira. “O Brasil é a segunda maior delegação presente no evento, e eu já havia me conformado que não poderia ir. Mas no dia 24 de dezembro surgiu uma oportunidade com um grupo de empresários do Rio Grande do Sul, e então consegui embarcar nessa experiência.”
Durante os sete dias em Nova York, Haas participou de mais de 30 palestras e realizou diversas visitas técnicas. “Foram dias intensos, conheci muitas pessoas e compartilhei tudo pelo Instagram. Quem me acompanha pôde ver os bastidores em tempo real. Também criei um grupo no WhatsApp para transmitir os conteúdos mais técnicos, resumindo cada palestra e repassando insights. Foi uma cobertura completa, levando as pessoas junto comigo pelas redes sociais.”
Principais tendências do varejo
Entre os temas mais debatidos na NRF, Haas apontou a inteligência artificial e a experiência do cliente como os grandes destaques. “Vimos muito sobre como a IA pode ser utilizada para otimizar processos e melhorar o atendimento ao consumidor. Também se discutiu bastante sobre a necessidade de oferecer experiências diferenciadas nas lojas físicas. Com empresas como a Amazon oferecendo entregas ultrarrápidas, a pergunta que fica é: por que o cliente ainda iria até uma loja? A resposta está na experiência que ele terá lá.”
Apesar do impacto das novas tecnologias, Haas reforçou que o Brasil não está muito atrás dessas inovações. “Temos muitos negócios aqui que já estão entendendo o futuro e aplicando estratégias para acompanhar essas mudanças.”
Estratégias para redes sociais
Outro ponto abordado na entrevista foi a presença das marcas no ambiente digital. Segundo Haas, não há um formato único para alcançar bons resultados. “Não existe receita de bolo. Não dá para dizer ‘faça vídeo que você vai vender’, ‘faça carrossel’, ‘faça card’. Cada audiência é única, e quem dita as tendências de consumo são os próprios usuários.”
Para ela, o grande diferencial das redes sociais está no fortalecimento da marca. “O reconhecimento de marca é a chave. Não significa que o cliente vai comprar na hora, mas quando ele decidir fazer uma compra, lembrará de quem sempre esteve presente no seu dia a dia.”
Curso sobre as tendências da NRF
Os interessados em aprender mais sobre as tendências apresentadas na NRF terão duas oportunidades em fevereiro. Diana Haas e a especialista Fabi Nunes, que também esteve no evento em Nova York, ministrarão um curso presencial nos dias 25 e 26.
“No dia 25 de fevereiro, estaremos no Tecnosinos, em São Leopoldo, e no dia 26, no Trend 24, em Porto Alegre. Será uma experiência dinâmica, com interações e espaço para os participantes falarem sobre seus negócios”, explicou Haas.
O curso tem o valor de R$ 229, podendo ser parcelado em até seis vezes sem juros no cartão de crédito. As inscrições estão disponíveis pelo link na bio do Instagram @dianahaas.