POR JULIANO PALINHA: Simone Dutra de volta ao MDB?

31 de janeiro de 2025 - 05:46
Por Juliano Palinha

A visita do deputado federal Osmar Terra, do MDB, gerou algumas dúvidas no meio político leopoldense. Para alguns é  aproximação diante da possível ida do deputado para o PL, partido do prefeito Heliomar Franco, e com isso ajudar na articulação em Brasília na busca de recursos. Para outros, poderia ser uma tentativa de articulação para o retorno da 1ª dama e atual titular da Assistência Social, Simone Dutra, ao MDB.

“Carinho pela sigla”

Conversei com a Simone ontem. Ela negou que retornará ao MDB. Mas disse que tem “carinho pela sigla”. Segundo ela, foi no MDB que conheceu a política, na época do ex-prefeito Waldir Schmidt. “Seguidamente me perguntam. Mas esse assunto nunca aconteceu. Sou PL e estou feliz aqui”. Simone diz que é normal “nutrir carinho” num partido que permaneceu por duas décadas.

Política sem ranço

Simone Dutra fala que pensa em maneiras de construir uma São Leopoldo melhor. “Pensar política sem ranço amadurece e faz a cidade prosperar”. Afirmou ainda que tem boa relação com vários partidos e deputados e isso é importante para buscar parcerias e emendas. Finalizou a conversa dizendo: “O MDB que eu amava era com o Waldir. Quando ele se foi, um pedaço de mim foi também”.

Eleições em abril

Conversei também com a presidente do MDB, Aline Dantas. Em abril provavelmente haverá eleições para a presidência do partido aqui em São Leopoldo. Como houve recondução do cargo, Aline não poderá concorrer. Segundo a presidente, ainda não há nomes. “Antes temos que definir o diretório que é composto por 45 membros titulares, 15 suplentes, Conselho de Ética e Delegados. Esses nomes são eleitos antes de escolher o presidente”, explicou. Perguntei sobre o retorno de Simone Dutra, mulher do prefeito e secretária de Assistência Social. “Até pode, mas isso passa pelo diretório e executiva atual”, respondeu.

Votação de 2024 foi menor que 2020

A votação do MDB em 2024 foi menor que em 2020, redução de aproximadamente 3 mil. Em 2020 foram 8.329 votos contra 5.255 em 2024. “A questão toda era que São Leopoldo não queria mais o PT e optaram pela via que entenderam ser a única capaz de vencer. Mas tínhamos o melhor projeto e temos grandes nomes, mas sempre o dinheiro fala mais alto. Os recursos foram poucos, mas mantivemos a nossa linha. A questão nunca foi ganhar por ganhar, mas ganhar apresentando o melhor projeto”, disse a presidente. Na quarta-feira, dia 5, ela estará presente no Berlinda Entrevista  para falar mais.

Deu certo

Deu certo a conversa do ex-vereador Marcelo Dentinho com o deputado estadual Rodrigo Zucco. Ele irá caminhar com o deputado na campanha de 2026. Dentinho disse que neste momento o acerto é esse. Ou seja, o ex-vereador está indo mesmo para o Republicanos. Dentinho lamentou a mudança de postura de algumas pessoas após ele deixar o Legislativo. “Quando a gente deixa de ser vereador tudo muda. Mesmo fazendo mais de 3 mil votos. O alagamento de terça-feira foi um exemplo. Muita gente me ligou para ajudar, mas sem mandato fica difícil”, lamentou.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo