A Prefeitura Municipal de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), realizou o recolhimento de 450 toneladas de lixo extra domiciliar no bairro Campina. A ação abrangeu as ruas Itapevi, Tuparai, Inhadui, Porto Britânia, Porto, Porto Almeida, Santa Edwiges, Carlos Machado Bitencourt, Eça de Queirós e Pindaí.
Segundo a prefeitura, os entulhos retirados ainda são resquícios da enchente ocorrida em maio de 2024. A secretária da Semurb, Cladis Magnani, diz que a nova gestão municipal tem se empenhado em atender demandas que estavam pendentes, uma vez que a administração anterior não havia concluído o serviço. A previsão é de que a equipe da prefeitura continue atuando nas áreas afetadas, passando pelos bairros Scharlau, Arroio da Manteiga, Campina, Santos Dumont, Brás e Vicentina.
A secretária também destaca que muitas famílias ainda estão retornando para suas casas, desmontando estruturas e fazendo as reformas, o que gera novos descartes. “Com a enchente as pessoas perderam o hábito de separar e destinar corretamente os resíduos. Hoje, é mais fácil misturar tudo e jogar na calçada do que se preocupar em separar os materiais. É um assunto sensível que precisamos tratar com muito cuidado”, afirmou Cladis.
A Semurb lembra que o descarte irregular de resíduos sólidos configura crime ambiental e pode resultar em penalidades, conforme o Código de Limpeza Pública (Lei 9.145/2019). Para denúncias ou solicitações de serviços, a Ouvidoria Municipal está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, pelos telefones 156 ou (51) 2200-0362, e-mail ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br ou presencialmente na Av. Dom João Becker, 754 – Térreo.