Uma semana após o incêndio no barracão, direção, componentes e voluntários do carnaval de Porto Alegre estão trabalhando 24 horas por dia para refazer alegorias, fantasias entre outros pertences da escola de samba Império do Sol, destruídos pelo incêndio que atingiu parte do barracão, no Porto Seco, em Porto Alegre.
Conforme Tânia, além do incêndio na o segunda-feira (20) teve outro problema, que foi a chuva de sexta-feira (24) com alguns materiais molharam. “O que está faltando é verba, pra podermos chegar até a conclusão do trabalho. Refazer esculturas do zero é dispendioso e demorado. Todo trabalho artístico é assim. E temos que comprar muitos materiais ainda para as fantasias que perdemos com o incêndio”, disse Tânia, esposa do presidente Miro.
Lei Rouanet
A escola de samba Império do Sol tem uma Lei Rouanet aprovada. “Se algumas empresas se solidarizassem com nossa situação poderiam contribuir sem tirar dinheiro do próprio bolso, apenas doando parte do imposto do lucro certo ou fazendo uma doação para nosso CNPJ 00710450000178”, diz Tânia.
Já a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), segundo Tânia, também está tentando viabilizar recursos. “Mas, normalmente essas providências são demoradas e a Império do Sol trabalha contra o tempo. A Secretária de Cultura se comprometeu em telhar o barracão, mas, ainda não aconteceu, conta.
O desfile oficial das categorias Prata e Ouro de Porto Alegre será nos dias 14 e 15 de março, no Complexo Cultural do Porto Seco.
Representante da Prefeitura de Porto Alegre, no barracão da Império do Sol, dizendo que a prefeitura, o prefeito Sebastião Melo (MDB) é solidário com a escola de São Leopoldo, campeã da categoria prata em 2024 e poderá colaborar na recuperação do que foi perdido.