Quem acompanha de perto a Operação Resgaste é a direção do Programa de Apoio a Meninos e Meninas/Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Proame/Cedeca de São Leopoldo e também do Conselhor Tutelar. Conforme a diretora Micheli Duarte, a ideia sempre é manter a proteção do adolescentes neste tipo de abordagem. “Toda abordagem, toda operação que envolve criança e adolescentes temos que estar juntos. Somos um centro de defesa e estamos aqui para garantir que não acha nenhum ameaça ou violência com eles. Normalmente quando eles veem polícia ou algum movimento eles correm, foi o que ocorreu aqui. Tinha um adolescente que correu”, lamentou a diretoria.
Micheli que também há uma atenção com as famílias. “Nossa preocupação também são com os pais destes adolescentes. De onde eles são e porque eles estão aqui e o mais importante, para onde eles vão agora. A ideia é um controle social”, explica.
CONSELHO TUTELAR
O Conselho foi até o local porque ficou sabendo que havia uma criança no local. “Estamos aqui por causa desta criança. Ficamos sabendo que ela está com uma senhora em Charqueadas e nossa função agora é descobrir onde está a criança”, disse a conselheira Adeli Fernandes.
VEJA O VÍDEO ABAIXO
Acho importante fazer esta operação ,mas para que isso aconteça, precisa planejamento, para saber a onde colocar estas pessoas que estão neste lugar mesmo tendo família elas não querem voltar ou não são aceitos pelos mesmos.Sei que não é de uma hora para outra que vai ser resolvido,mas esta limpeza me parece arbitrária já que deveriam dar um prazo
para estes moradores saírem, fazer um cadastro e depois verificar a situação de cada um.