Instituto Penal de São Leopoldo realizou em 2024 mais de 8 mil atendimentos técnicos aos apenados

15 de janeiro de 2025 - 12:47
Por Juliano Palinha

Serviços sociais, psicólogo, defensoria pública, advogados, nutricionista, médicos, enfermagem e odontologia. Todos esses serviços, além de outros, são prestados no Instituto Penal de São Leopoldo aos apenados. Os dados foram apresentados pelo diretor do presídio Diego Linhares na inauguração do Cercamento Eletrônico.

De acordo com Linhares, em 2024 foram 8.240 atendimentos. Só na área do serviço social, o instituto atendeu 5.283 vezes. No cálculo tem 1.397 consultas com a psicóloga. Na Defensoria Pública mais 184 atendimentos.

Na área médica, pois o IPSL tem um posto de saúde prisional, houve 1.186 consultas. Médico realizou 440 atendimentos, enfermagem 592, odonto mais 154 e nutriconista 64 atendimentos. “Esses números mostram que o trabalho não é apenas vigiar os apenados. A gente não para aqui dentro. Temos uma ótima equipe que entendeu o nosso objetivo”, disse o diretor.

AUDIÊNCIAS

Durante 2024 foram realizada também 114 audiências públicas. Por vídeo conferência, em uma sala adaptada no presídio, foram 26, presenciais, onde o preso deixa o estabelecimento, mais 88. Diego Linhares informou ainda que em 2024 houve uma redução de fuga. “Foram 34,11% comparado a 2023”.

TRABALHO EXTERNO

Para 2025 Linhares quer manter o índice do número de apenados trabalhando fora. Hoje o presídio conta com cerca de 179 apenados cumprindo pena no IPSL, destes, 117 prestam serviços externos. A cada três dias trabalhados é um a menos na pena. O diretor quer aumentar a fiscalização deste locais de trabalho. Por fim, Diego Linhares que proporcionar estudo a massa canceraria. “Como chegamos no meio do ano passado e as aulas já estavam em curso não deu para conversar com a rede de ensino, esse ano queremos tentar vagas para eles”, lembrou.

O trabalho externo é um direito e dever do preso conforme estabelece a Lei de execução Penal. É uma forma de reinserção social. Quem descumpre as normais acaba comendento uma falta grave, conforme os parâmetros do regime disciplinar penitenciário. Inevitavelmente tem  sua regressão de regime, passando do semiaberto para o fechado.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo