Rio dos Sinos está apenas 92 centímetros na manhã desta terça-feira

14 de janeiro de 2025 - 06:48
Por Juliano Palinha

Às 6h15 da manhã desta terça-feira (14) o Rio dos Sinos em São Leopoldo registrou 92 centímetros. São 1,58 metros abaixo no normal que é 2,50 metros na régua de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que fica na Rua da Praia.

Sem chuva deste a semana passada o Sinos segue baixando. Na sexta-feira a Gama Mineradora iniciou a dragagem apenas do trecho entre os bairros São Miguel e Vicentina. Região que a empresa tem a licença para tirar a areia do rio e comercializada.

A prefeitura de São Leopoldo tem a autorização para desasssorear o rio para o lado contrário. Ou seja, da pontes da BR-116 em direção a captação do Semae, trecho considerado o mais crítico. Entretanto, esse serviço deve ocorrer após realização de um projeto.

A secretaria do meio ambiente de São Leopoldo, Claudia Costa, diz que o desassoreamento nesta região do Sinos deve ocorrer em torno de 30 a 45 dias.

200 mil metros cúbicos de sedimentos

Estima que mais de 200 mil metros cúbicos de sedimentos (areia) no trecho da ponte da BR-116 até a captação do Semae.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo