Está concluída a primeira etapa do serviço de limpeza das bombas da Elevatória de Água Bruta do Semae, que fica ao lado do Parque Imperatriz, na quarta curva do Rio dos Sinos. Das cincos bombas que captam água do Sinos, três foram limpas. O serviço não foi finalizado na sua totalidade para não correr o risco de um desabastecimento geral.
Conforme Robert da empresa Sulaquatica, encarregado do serviço, foram retirados quase um metro de sedimentos do poço onde fica as bombas. “Fizemos uma dragagem de quatro polegadas submersa. Havia muita areia, sujeira, toco de árvore. Conseguimos limpar três dos cincos crivos das bombas”, explicou.
O trabalho foi feito por dois mergulhadores. Um entra no poço e o outro auxilia. Tudo monitorado em terra firme por equipamentos especiais para o serviço. Os profissionais não informaram quando será realizado a limpeza das outras duas bombas.
NÃO HAVERÁ DESABASTECIMENTO
O diretor do Semae, Gabriel Dias, diz que não haverá desabastecimento na cidade. “Os reservatórios estão cheios. O trabalho não foi concluído na sua totalidade para não correr o risco do desabastecimento. Quando chegou em 25% eles retomaram a captação”, explica o diretor.
Ainda não há uma data para limpar as duas bombas restantes, segundo Gabriel Dias, “vamos ver agora os níveis da ETA e quanto falta da limpeza, após faremos o planejamento de quando podemos finalizar a operação”.
NÍVEL DO RIO
Às 6h15 da manhã deste domingo o nível do Rio dos Sinos, na régua da Agência Nacional de Águas e Serviço Geológico do Brasil (ANA), que fica na rua da Praia, registrou 1,06 metros. São 1,5 metros abaixo do normal que é 2,50 metros.
Na captação que é outra metragem, nesta manhã está 1,67 metros. O Semae consegue retirar água para consumo da população até com o rio a 50 centímetros de profundidade. Porém, desde que foi inaugurado, nunca atingiu este nível, “o mínimo foi 90 cm.
VEJA A LIVE DO LOCAL