A prefeitura municipal de São Leopoldo informou que a Gama Mineradora, empresa que possui as três licenças (Terminal, Jazida e Embarcaçã0) para dragar e comercializar a areia do Rio dos Sinos em São Leopoldo iniciou as atividades nesta sexta-feira (10).
A Gama tem permissão apenas para dragar 1,2 quilômetros da ponte da BR em direção aos bairros Vicentina e São Miguel.
O prefeito Heliomar Franco comemorou essa, que para ele, é a primeira etapa de limpeza do Sinos. “Começamos a tirar areia do rio, aliviando a pressão sobre os diques, para que a água flua com mais facilidade. Isso é proteção para nossas residências. É o primeiro passo. Em breve já começaremos a fazer também o desassoreamento do rio, que é outra etapa, da qual a prefeitura ganhou autorização do Governo do Estado para fazer”.
DESASSOREAMENTO E DRAGAGEM
Embora os termos “desassoreamento” e “dragagem” sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles se referem a conceitos distintos se tratando do trabalho que precisa ser feito no trecho do Rio dos Sinos em São Leopoldo.
O município tem a liberação para desassorear o Sinos. A secretaria da Semman, Cláudia Costa, disse que o Estado autorizou os municípios atingidos pela enchente de maio a fazer o desassoreamento nas partes críticas. Onde ficou muito material acumulado da enchente. “O Estado nos liberou de pedir licença para Fepam, pois iria demorar, mas precisamos fazer o estudo certinho e o projeto. E estamos trabalhando nisso. Temos a permissão para desassorear e não dragar”, explica a secretaria.
Cláudia lembra que a Gama tem a licença para dragar e comercializar, já o município não poder vender a areia. Após retirar precisa usar em obras públicas. O município poderá desassorear tirando apenas o excedente. Tirar o que está sedimentável e que compromete o sistema de dique.