A Câmara de Vereadores de São Leopoldo fará concurso público para a contratação de 1 jornalista; 1 advogado para atuar como consultor jurídico; 1 contador; 1 profissional de TI e três oficiais (agentes administrativos), sete vagas para contratação imediata. O concurso é o principal ponto da reforma administrativa que está sendo elaborada pelo gabinete da presidência. “Pretendemos votar a reforma na primeira sessão com votação”, diz a presidente da Casa, vereadora Iara Cardoso (PDT). A primeira sessão será dia seis (6) de fevereiro.
Conforme a presidente, parte dos poucos servidores concursados ou já estão aposentados ou em vias de. Além disso, o concurso público vai corrigir um problema que se arrasta há dez anos e teve apontamento definitivo pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Trata-se da existência de nove (9) cargos de jornalista, um por bancada, enquanto a instituição Poder Legislativo não tem o profissional.
“Será criado o departamento de Comunicação com um jornalista concursado e mais dois profissionais formadas na área, como por exemplo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. O valor total da remuneração de nove (9) jornalistas, cerca de R$ 90 mil, será dividido de forma igualitária para os 13 vereadores que decidirão onde investir, por exemplo, contratando um jornalista”, explica Iara Cardoso.
Consultor jurídico
Outra mudança é um consultor jurídico no setor com mais dois por indicação. A presença de um profissional da Casa reforça a transparência nos pareceres. Hoje os três profissionais do setor são indicações.