Estima-se que cerca de 11 mil veículos em São Leopoldo foram perdidos na enchente. Entre eles a Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa). O veículo ficava estacionado no pátio do Largo Rui Porto do lado do ginásio Celso Morbach. Ontem o prefeito Heliomar Franco e o secretário da Sempa, Cláudio Giacomini vistoriaram a Van que segue no mesmo local.
Por vídeo,nas suas redes sociais, o prefeito pediu ajuda da população para consertar o veículo. “Você que tem identificação com está causa, protege os animais e cobra da prefeitura que os animais tenham um tratamento adequado, estamos fazendo um apelo à comunidade. Nós examinamos esse veículo e ele pode ser recuperado. Então se você tem apelo pela causa animal nos ajude a colocar de novo para rodar essa unidade móvel. Queremos o mais rápido possível que ela volte às ruas. Então se você tem uma oficina mecânica, para pintar e limpar esse veículo a gente agradece porque queremos por ele na rua o mais rápido”, disse o prefeito.
A Unidade da Sempa atingida é uma van adaptada de uma antiga ambulância da Samu. O veículo estava estragado e na época a secretaria gastou R$ 35 mil para arrumar e transformá-lo na Unidade Móvel de Proteção Animal.
13 VEÍCULOS ATINGIDOS
Conforme apurou a reportagem da Berlinda na época, 13 veículos da prefeitura foram atingidos pela enchente. Dois eram usados pela Secretaria Geral de Governo, um da comunicação, três da Secretaria de Mobilidade Urbana (dois carros cedidos pelo Semae e mais uma kombi), um do Procon, quatro de uso geral, a Van da Sempa e o ônibus da Guarda Civil Municipal.
RECURSOS
A reportagem conversou com o ex-secretário da fazenda da gestão anterior, Eduardo Peters, para saber se há recurso em caixa para o conserto da Unidade Móvel. Segundo ele, para “conserto de veículos não. Veio para reforma do térreo do centro administrativo, dos prédios da Semman, escolas, etc. Nunca chegou até nós pedido para arrumar a van da Sempa. Se chegasse, pode ter certeza que já estaria consertado. A prefeitura possui contratos de manutenção para todas as secretarias que possuem veículos. As que não tem contratos, utilizam os da secretaria de administração. Financeiramente não precisa pedir ajuda para a população, pois a prefeitura tem condições de arcar com esta despesa”, informou.
JUSTIFICATIVA