São Leopoldo conta com uma área de 103,009 km². Parte dela é cercada por arroios. Conforme Darci Zanini, presidente da Associação Roesler, o município tem 113 quilômetros só de arroios. O maior deles é o Arroio Kruse, que nasce no balenário Apolinário em Sapucaia do Sul e cruza cinco bairros da cidade até desembocar no Rio dos Sinos. “O curso principal do Kruse possui 10 km, porém, temos 20 de afluentes. Ele recebe as águas de várias nascentes do Morro do Paula”, lembra Zanini.
O município conta com outros arroios, mas tem dez considerados principais pelo presidente que já percorreu todos. “Temos outros, mas dez são considerados principais. Gauchinho, Cerguinha, Manteiga, BOP e Portão. Esses do lado direito do Rio dos Sinos, zona norte e nordeste da cidade. Para o lado de cá, temos o Kruse, Sem Nome, João Corrêa, Peão e Horto, que cadastramos agora”, pontua o ex-chefe do Departamento das Áreas Protegidas e Parques Ambientais de São Leopoldo.
Durante o programa Berlinda News Entrevista de ontem, Zanini falou da importância dos arroios e afirmou que a responsabilidade é de todos, pois o planeta terra está vivendo um colapso. “Não é mais mudanças climáticas é crise climática”.