A presidência da Câmara de Vereadores em 2025 será do PDT, ou seja, um dos cinco vereadores eleitos em seis (6) de outubro que forma a bancada pedetista na legislatura 2025/2028 presidirá a Casa. Quem dos cinco nomes – Iara Cardoso; Fabiano Haubert; Adão Rambor; Geison Freitas; Tarzan Corrêa – será o presidente é a pergunta que muitos se fazem. A vereadora Iara viajou no feriado de Natal para comemorar a data com a família. Outros vereadores devem ter priorizado a data com a família. Hoje (30), o assunto está na mesa, aliás, são duas decisões a serem tomadas: quem ficará com a presidência e se a eleição será no Padre Werner ou no plenário da Câmara de Vereadores.
Surpresa/constrangimento
Ainda não consegui confirmar de quem partiu a ideia de levar a eleição para o plenário, mas arrisco dizer que o objetivo é “evitar” alguma reação que gere constrangimento diante de um anfiteatro lotado de autoridades, familiares e amigos principalmente do prefeito eleito Heliomar Franco e da vice-prefeita Regina Caetano. Por esse ângulo, é válida essa mudança logística que vai precisar de pelo menos uma hora entre saída da Unisinos até o Centro. Mas vai provocar muitos comentários e acionar o alerta que falta muito para dizer que o diálogo vai prevalecer entre nove (9) dos 13 vereadores. Até aqui a bancada petista está na primeira fila assistindo.
Os cargos no plenário e bastidores
Para o público a Mesa Diretora é formada por três vereadores : presidente, vice-presidente e secretário (a), respectivamente preside as sessões; vice substitui o presidente quando usa a tribuna para se manifestar sobre a pauta em debate e secretário faz a leitura dos projetos. Nos bastidores estão os seguintes cargos para auxiliar em todos os aspectos desde a administração da Casa até assistência durante as sessões: Diretor; Chefe de Gabinete presidência; Procurador; Assessoria da mesa; Assessoria de plenário; Assessor especial; dois assessores jurídicos.