A cerimônia de posse do prefeito, vice e vereadores eleitos em seis (6) de outubro, de São Leopoldo, está marcada para às 17 horas de quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, no anfiteatro Padre Werner, na Unisinos. Porém, a 1ª sessão ordinária da nova legislatura (2025/2028), cuja pauta é a eleição da Mesa Diretora para a gestão 2025 poderá ser na sede da Câmara de Vereadores, na Independência, praça do Imigrante.
No roteiro da cerimônia consta que a eleição será na sede do Legislativo. Porém, isso pode mudar porque ainda não teve acordo de todos, conforme informação do gabinete da presidência do Legislativo, responsável pela organização do cerimonial. A expectativa é que a posse e falas encerrem por volta das 19h30. Só depois será a eleição da Mesa Diretora.
Tradicionalmente os vereadores fazem acordo sobre a presidência da Casa nos quatros anos da legislatura, o que pode não ocorrer na nova legislatura que tem cinco (5) vereadores do PDT; 2 do PL; 1 do PP; 1 do PSD e quatro (4) do PT, que não deve fazer parte da mesa em nenhum dos quatro anos.