Chuva da madrugada deste domingo eleva o nível do Sinos em São Leopoldo e o rio chega a 3,14 metros

22 de dezembro de 2024 - 07:25
Por Juliano Palinha

A madrugada chuvosa deste domingo (22) fez elevar o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo. Nesta manhã, por volta das 6h15, o rio registrou 3,14 metros na régua da Agência Nacional de Águas e Serviço Geológico do Brasil (ANA) que fica na rua da Praia.

A chuva se iniciou por volta das 2h15 e até agora foram 20,2 milímetros. A tendência é que a chuva deva continuar durante o domingo na região.

Com os 3,14 metros o rio está 64 centímetros acima do normal. O Rio dos Sinos iniciou o mês de dezembro abaixo de 1 metros.

DRAGAGEM

A Gama Mineradora ainda está aguardado a licença da embarcação para dar inicio a dragagem do Rio dos Sinos em São Leopoldo. A autorização é concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Para executar o serviço a Fepam precisa liberar três licenças. Do terminal, chacida e da embarcação. As duas primeiras estão liberadas. A da embarcação ainda não.

A Gama Mineradora existe  desde 1993, porém só em 2007  conseguiu a licença da Fepam para operação em recurso hídrico (dentro do rio), terminal e embarcação, no trecho do Sinos em  São Leopoldo. Os dois terminais da empresa estão localizados no final da Madezzati, na Feitoria, e ao lado da Casa de Bombas da João Corrêa, no bairro Vicentina.

APENAS 1,2 QUILÔMETROS

A Gama está autorizada a fazer a dragagem apenas de 1,2 quilômetros, da ponte da BR-116 em direção ao bairro São Miguel. Do lado contrário, em direção a captação de água do Semae, por exemplo, precisa de autorização do Município, Estado e União. Segundo a empresa, “a legislação não permite dragagem a 200 metros de pontes sem o consenso das três  esferas públicas, pois pode comprometer os pilares de sustentação delas”. Neste trecho seria uma dragagem superficial, tirando cerca de  dois metros de sedimentos.

200 mil metros cúbicos de sedimentos

Estima mais de 200 mil metros cúbicos de sedimentos (areia) no trecho da ponte da BR-116 até a captação do Semae.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo