A Prefeitura de São Leopoldo, através das Secretarias de Assistência Social (SAS) e Saúde (SEMSAD), iniciou a entrega dos kits do Programa Mãe Gaúcha. O programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul distribui bolsas de maternidade com itens essenciais para o recém-nascido e é voltado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Dos 173 kits previstos, foram entregues 54 em todas as regiões do município, entre os dias 11 e 17 de dezembro.
As gestantes beneficiadas precisam estar com o pré-natal em dia, inscritas no Cadastro Único e serem beneficiárias do Bolsa Família ou estar aguardando deferimento de inclusão. A seleção foi realizada pelas equipes da SAS e SEMSAD, que avaliaram de acordo com os pré-requisitos do Programa Mãe Gaúcha. Após selecionadas, as gestantes foram contatadas pelas secretarias. Apenas as usuárias notificadas podem retirar o kit, conforme agendamento.
“A proposta tem caráter intersetorial, aproximando as equipes de saúde e assistência social, que irão avaliar a efetividade desse primeiro ciclo de entregas para aprimorar futuras etapas”, explica Camila Hofmann, nutricionista da Atenção Básica/SEMSAD.
A diretora da Proteção Social Básica da SAS, Gerusa Cristina de Souza, conta que as usuárias do serviço dos Centros de Referência da Assistência Social (SAS), estão muito contentes com a iniciativa. “O Programa Mãe Gaúcha, através dos CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, estão oportunizando às gestantes além da bolsa com o enxoval para o bebê, o incentivo ao pré-natal e sua continuidade, além do vínculo com o CRAS, também houve um momento de troca no grupo sobre aleitamento materno”, explica Gerusa. As rodas de conversa sobre amamentação foram conduzidas pela nutricionista Camila Hofmann.
Gestantes que não puderam retirar o kit nos dias programados devem procurar o CRAS de sua região a partir do dia 2 de janeiro para agendar a retirada. A entrega exige a assinatura da beneficiária, e casos excepcionais poderão ser avaliados pelas equipes responsáveis.
Novas entregas serão realizadas a partir de janeiro de 2025 e gestantes que atenderem aos critérios serão notificadas oportunamente, através do Zap da Saúde São Léo ou via ligação da Secretaria de Assistência Social. Para garantir a comunicação, é essencial manter os contatos atualizados junto às Unidades de Saúde de referência.