Conforme a Prefeitura, São Leopoldo foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), como a 13ª melhor cidade em políticas públicas e excelência no atendimento da saúde bucal com população entre 100mil a 500mil habitantes. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Karine Santos, o objetivo do Conselho Federal com essa premiação é estimular a atuação dos municípios na prática da gestão participativa, na valorização e excelência dos serviços de saúde bucal, com qualidade e inclusão social.
Entre as iniciativas que colocam São Leopoldo em destaque estão o atendimento no CEO, que é o Centro de Especialidades Odontológicas, que possui atendimento com bucomaxilofacial, periodontia, endodentia, atendimento para pessoas com deficiência, o atendimento a pacientes acamados com o aparelho portátil, a ampliação da rede de atenção básica com cobertura e consultórios odontológicos, reuniões de equipe, os treinamentos odontológica, a estrutura dos espaços, o plantão odontológico, diversas capacitações, o um programa de prevenção de saúde bucal que atua através do PSE – Programa de Saúde na Escola com o Projeto Sorriso.
A Coordenadora de Saúde Bucal, Karine Santos, ressalta que esse reconhecimento é fruto do trabalho em conjunto da administração com todos os profissionais da rede de assistência como odontólogos, auxiliares, administrativos e demais colaboradores.
A secretária de Saúde, Paula Silva que também é dentista, destacou. “Essa premiação reflete o esforço que a equipe tem feito pra ampliar e qualificar a saúde bucal no município. Desde a criação do Brasil Sorridente temos ampliado o acesso aos atendimentos odontológicos em todos os níveis, desde a atenção primária até o atendimento especializado e reabilitação. Fico muito feliz de ver o reconhecimento da qualidade da nossa rede em nível nacional”.
A premiação avaliou dados referentes ao ano de 2023. Karine também lembra que a enchente de 2024 afetou diretamente muitos espaços de atendimento odontológico que estão sendo recuperados. “Infelizmente em 2024 tivemos um grande revés com a enchente de maio, que atingiu 8 UBSs e causou a perda de 11 consultórios odontológicos. Estamos agora trabalhando para recuperar tudo. Já conseguimos reabrir o consultório odontológico da UBS Santos Dumont e em breve reabriremos o consultório da UBS Paim”, destaca Karine.
Nessa semana a Saúde Bucal do município também foi contemplada pelo SESI com equipamentos odontológicos, o que irá ajudar a agilizar a recuperação dos consultórios e ampliar o número de atendimentos ofertados a população.