O programa Berlinda News segue entrevistando os futuros secretários que comporão a gestão do prefeito eleito de São Leopoldo, Heliomar Franco. Na edição desta terça-feira (17), o convidado foi Claudio Giacomini, que assumirá a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) em janeiro.
Histórico na causa animal
Durante a entrevista, Giacomini relembrou seu envolvimento com a causa animal desde 2013, quando, como vereador, sugeriu a criação de um departamento dedicado à proteção animal na gestão do então prefeito Anibal Moacir. A proposta, no entanto, foi ampliada, resultando na criação da Sempa, uma secretaria inédita no Estado fora da capital. “Na época, fui convidado a assumir a secretaria, mas optei por continuar na Câmara, para evitar especulações de que eu havia sugerido a criação do órgão por interesse pessoal. Desde então, acompanho o trabalho da Sempa, que, dentro das suas limitações, tem cumprido seu papel”, afirmou.
Planos para a gestão
Claudio Giacomini destacou ações prioritárias que pretende implementar, baseadas no plano de governo de Heliomar Franco. Entre elas está o fortalecimento do controle populacional de animais, com foco na castração. “Queremos adotar um modelo inspirado na Seda, de Porto Alegre, promovendo mutirões de castração em dias específicos, priorizando animais de protetores e ONGs. Outra ideia é levar um castramóvel para bairros mais distantes, ampliando o acesso aos serviços”, explicou.
Além disso, Giacomini pretende investir em tecnologia para otimizar os processos da secretaria, como campanhas de adoção online, inclusive com envio de animais para outros estados.
Articulação e mobilização
Com uma estrutura enxuta, o futuro secretário defende parcerias com ONGs, voluntários e protetores independentes para maximizar os esforços da Sempa. Ele também planeja nomear um secretário adjunto focado em articulações externas, como captação de recursos junto a deputados, empresas e outras esferas de governo. “É essencial mobilizar Brasília e buscar apoio de grandes empresas para ampliar o alcance das nossas ações. Só com recursos e articulação conseguiremos avançar na proteção animal”, ressaltou.
Repensando a função dos canis
Um ponto sensível abordado por Giacomini foi a função dos canis públicos. Para ele, essas estruturas deveriam ser limitadas a emergências.“Canil não deveria existir no formato atual, que é praticamente uma prisão para os animais. Precisamos pensar em soluções mais humanas e eficazes para atender a demanda”, destacou.
Com foco em modernização, parcerias e medidas de impacto, a gestão de Claudio Giacomini à frente da Sempa promete inovar na proteção animal em São Leopoldo, alinhando-se a práticas já consolidadas em outras cidades.
Confira a entrevista completa: