Stihl realiza gestão de resíduos em parceria com cooperativas e ajuda mais de 120 famílias de São Leopoldo

16 de dezembro de 2024 - 14:27

A temática da sustentabilidade faz parte da Cultura Corporativa da Stihl e, com isso, a empresa atua em diversas ações na área, com o compromisso e a seriedade de desenvolver boas práticas para otimização de recursos e minimizando os impactos no meio ambiente. Nesta linha, a gestão de resíduos da empresa, é um importante projeto que contribui para destinação correta de itens como plástico e papel e para geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local. Há mais de 10 anos, a organização, com fábrica em São Leopoldo, tem parceria com seis cooperativas de reciclagem do município da Região Metropolitana, o que significa uma contribuição para mais de 120 famílias.

De janeiro a outubro de 2024, mais de 428 mil toneladas de resíduos foram destinados, o que gerou um faturamento superior a R$ 1,2 milhão às cooperativas envolvidas. De acordo com o presidente da Stihl, Cláudio Guenther, a iniciativa qualifica a responsabilidade da empresa com a gestão do negócio e com a comunidade local. “Ao longo de mais de uma década de atuação com as cooperativas, nos orgulhamos em ter contribuído, inclusive, para a qualificação das atividades realizadas por estes importantes profissionais. Em parceria com o Sebrae/RS, eles receberam capacitação financeira, de planejamento empresarial e de desenvolvimento de lideranças, gerando melhores resultados. Esta atuação fortalece a economia local, oferece a possibilidade de novas oportunidades para as novas gerações destas famílias e permite que cada vez mais recursos tenham o destino correto, preservando o nosso ecossistema”.

De acordo com a presidente da Cooperativa Vitória, Cledi Maria Barbosa Pereira, a parceria com a STIHL transformou vidas. “Esta colaboração com a empresa, atualmente, representa 85% da renda da cooperativa. Tenho quatro filhos, quatro netos e, com muito orgulho, estão todos bem encaminhados. Ajudei na criação graças ao trabalho desenvolvido com a reciclagem”. Já o presidente da Cooperfeitoria, Josué Carvalho dos Santos, afirmou: “A STIHL é uma referência para todos nós, nos espelhamos na sua forma de fazer gestão. Hoje temos programas de 5S e participação nos resultados, além de integrar o programa de qualificação do Sebrae. A empresa nos desafia e buscamos melhorar sempre em todos os aspectos”.

A STIHL, há alguns anos, tem desenvolvido e executado iniciativas dentro do conceito de economia circular e gestão de recursos naturais. Recentemente, está implementando a diminuição gradual dos copos descartáveis de plástico na fábrica em São Leopoldo, fomentando o uso de canecas e garrafas reutilizáveis. A meta é que em 2025 a STIHL irá eliminar completamente este consumo internamente. “Além de contribuir com a redução na geração de resíduos, a medida significa menos custos e emissões de CO2”, conclui Guenther.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo