POR OAB/SÃO LEOPOLDO: Respectiva de gestão – ano 2024

11 de dezembro de 2024 - 15:00

No último ano da atual diretoria, os dirigentes continuaram trabalhando para cumprir seus compromissos com a advocacia de São Leopoldo e Portão. No mês de maio, porém, foi necessária uma pausa, para o acolhimento dos colegas que sofreram com a catástrofe climática que se abateu em nosso estado, sendo São Leopoldo uma das cidades mais atingidas. Durante esses difíceis dias, a OAB/SL não só se dedicou a conhecer o número de advogados atingidos como realizou ações para garantir os recursos básicos para exercerem suas atividades e atuou na defesa dos direitos dos cidadãos, em especial daqueles que tiveram suas casas tomadas pelas águas e precisaram de acolhimento em abrigos públicos.

Nos dias que seguiram às enchentes, a OAB/SL realizou a arrecadação de valores em dinheiro e roupas, em benefício dos colegas, disponibilizou as salas e equipamentos de sua sede para que continuassem trabalhando e participou ativamente de reuniões com entidades e poder público para a reconstrução da cidade. A Comissão de Seguridade Social da subseção, juntamente com as subseções de NH e Igrejinha, realizaram um evento on-line com renomados palestrantes do Brasil, que arrecadou fundos às vítimas.

Reforçando seu compromisso com a cidadania, a entidade sediou a primeira reunião do ano da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher. No mês de outubro, por meio da sua Comissão de Direito Tributário, fez o lançamento do Leão do Bem, iniciativa que teve como objetivo conscientizar quanto à importância da destinação de parte do imposto de renda em favor de instituições sociais.

Neste ano, o SETRAPREV, um dos maiores eventos previdenciaristas e do Direito do Trabalho da nossa região, completou 10 anos de realização, sempre em parceria com a Escola de Direito da Unisinos. Também a sede da subseção foi palco para diversas palestras e atividades promovidas por suas comissões, visando à capacitação e atualização dos colegas.
O ano de 2024 foi ano de eleições municipais e, para o fortalecimento do diálogo e da democracia em São Leopoldo, a entidade realizou um debate entre os candidatos ao cargo eletivo de prefeito. Também foi ano de eleições da OAB estadual e das subseções. Em São Leopoldo, a chapa OAB Unida concorreu novamente sem oposição, elegendo Arthur Orlando Dias Filho como presidente para a gestão 2025-2027, dando continuidade ao trabalho da atual diretoria.

A atuação institucional da subseção permitiu que os atendimentos presenciais do INSS fossem retomados em São Leopoldo, após a sede do instituto ter sido atingida pelas enchentes de maio. Em outubro, os atendimentos passaram a acontecer, temporariamente, na sede da OAB/SL. Por fim, mais uma grande conquista para a advocacia local, a decisão do Órgão Especial do TJ que eleva a entrância da comarca de Portão de inicial para intermediária. Uma luta da OAB/SL, da OAB/RS e da sociedade civil que visa melhorar a prestação jurisdicional na região. E assim encerra-se a gestão da atual diretoria, com a certeza de um trabalho feito com seriedade e o sentimento de dever cumprido.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo