A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, lançou recentemente o documento “Pacto pelo Ensino e pela Aprendizagem da Rede Municipal”, juntamente com o 5º volume do livro “Políticas Educacionais, Práticas Curriculares e Organizacionais”. A iniciativa busca fortalecer a qualidade do ensino na rede pública por meio da integração entre pesquisa acadêmica e práticas educacionais.
Na manhã desta segunda-feira (9), as professoras e assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Mariele Giovanaz e Viviane Machado, participaram do programa Berlinda para explicar o papel do pacto e as metas para o futuro da educação no município.
Assessoria pedagógica como ponte entre escola e secretaria
Mariele destacou o trabalho dos 10 assessores pedagógicos que atuam como elo entre as escolas e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). “Nossa função é dialogar com as escolas e com a mantenedora, que é a secretaria. Atuamos como intermediadores das políticas educacionais propostas, organizando formações e encontros formativos para equipes diretivas, supervisores e professores. Também assessoramos grupos de escolas por territórios”, explicou.
Diagnósticos e estratégias para enfrentar a evasão escolar
O pacto foi elaborado a partir de pesquisas conduzidas por professoras do Programa de Pós-Graduação da Unisinos na rede municipal. Segundo Viviane, duas investigações iniciais serviram como base: uma voltada para o diagnóstico da evasão escolar e outra para as práticas curriculares dos professores. “Com a apresentação dos dados, percebemos a necessidade de pensar em estratégias para superar os desafios. Apesar dos investimentos na rede, os resultados ainda estavam aquém das expectativas da gestão”, afirmou.
Os dados apontaram preocupações com a evasão escolar, causada por fatores internos e externos, como questões socioeconômicas e vulnerabilidade social. “Quando olhamos para os números, eles assustam, porque muitas vezes não sabemos onde esses estudantes estão. Por isso, realizamos busca ativa com o apoio do Conselho Tutelar”, ressaltou Mariele.
Preocupação com a educação infantil
Outro dado preocupante é o aumento da evasão na educação infantil, que se tornou obrigatória a partir dos 4 anos. “Embora os maiores índices estejam nos anos finais, estamos vendo um crescimento expressivo de evasão na educação infantil”, alertou Viviane.
Próximos passos e continuidade do pacto
Para Viviane, a próxima etapa é levar o documento do pacto para dentro das escolas, promovendo a integração entre professores, universidade e redes. “Precisamos que os professores da rede municipal se apropriem desse documento e pensem a educação de forma integrada com a universidade e com as políticas públicas”, disse.
Mariele destacou que o documento será entregue à nova gestão municipal. “Com a troca de gestão, esse relatório estará disponível para a equipe de transição e para a nova administração, como um norte para os próximos anos”, concluiu.
O pacto reforça a importância da união entre pesquisa acadêmica, políticas públicas e a prática pedagógica no enfrentamento dos desafios educacionais e no fortalecimento do ensino público em São Leopoldo.
ABAIXO O PROGRAMA COMPLETO