Morreu nesta quinta-feira (5) o engenheiro Paulo Renato Paim, ex-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio dos Sinos (Comitesinos) conforme nota postada no perfil do comitê.
“Com profundo pesar o Comitesinos comunica o falecimento do seu ex-presidente, o engenheiro Paulo Renato Paim, nesta quinta-feira, 5 de dezembro. Paim esteve à frente do Comitê em duas gestões, de 1999 a 2001 e de 2001 a 2002. Também desempenhou papel fundamental na criação do Sistema de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, tendo ajudado a construir a Lei 10.350, conhecida como Lei Gaúcha das Águas, que originou a legislação federal, e contribuído em diversas iniciativas voltadas à gestão hídrica em vários estados brasileiros. Nossa solidariedade a familiares e amigos neste momento difícil.”
Saiba mais
Criado em 17 de março de 1988, é o primeiro comitê de bacia do Brasil e o colegiado com atribuição legal pelo gerenciamento dos recursos hídricos a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Pioneiro em várias frentes, um dos seus grandes diferenciais é a capacidade de mobilização e a captação de recursos para a execução de grandes projetos.
Em parceria com o Ministério Público Estadual, tem garantido, nos últimos anos, efetivos avanços das ações pela qualidade e quantidade das águas e controle sobre os efeitos negativos das cheias, sempre com caráter construtivo.
Ao longo dessas décadas, também alcançou expressiva penetração social como os projetos MONALISA, Dourado e VerdeSinos e o Programa Permanente de Educação Ambiental, entre outras atividades.