Depois de uma longa viagem interestadual o Barco Peixe Dourado está atracado no píer do Museu do Rio com a missão de unir o rio, as pessoas, a cidade. O último trecho da viagem começou por volta das 9h30, em Porto Alegre, chegando pouco antes das 17 horas, uma distância de 90 km.
“Muito feliz com a chegada do barco Peixe Dourado que estará à disposição de toda a comunidade que poderá agendar passeios gratuitamente. O objetivo é a educação, a proteção e o conhecimento do rio para que cuidemos ainda mais dessa fonte de vida”, disse a secretária de Meio Ambiente, Jussara Lanfermann, acrescentando que a tripulação de quatro pessoas será a responsável pela navegação. A Marinha só libera a navegação com esses profissionais contratados pela Prefeitura.
O barco no estilo catamarã foi construído pela Indústria Naval Catarinense Ltda, de Navegantes/SC, com 66 lugares e formato de sala de aula e vai funcionar como espaço para educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, pesquisa, ecoturismo, controle e fiscalização ambiental. A embarcação tem 18m de cumprimento, 7 metros de largura e 4,5 metros de altura. O barco teve um custo de cerca de R$ 5,1 milhões pagos com recursos do município e do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema).
Na chegada em São Leopoldo a Berlinda transmitiu ao vivo, com exclusividade, de dentro do barco da Semman. João Chaves auxiliar orientando orientando por outro o melhor acesso.
VEJA A LIVE